Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Dia Nacional dos Moinhos assinala-se a amassar pão


tags: Penacova, Penacova Categorias: Região sexta, 12 abril 2024

A câmara de Penacova está a assinalar o Dia Nacional dos Moinhos com a realização de um conjunto de ações de valorização dos moinhos e suas tradições, começou no dia 6 de abril e decorre até ao próximo dia 16.

Sob o mote “Moer o grão para cozer o pão”, a autarquia irá promover várias oficinas para aprender a amassar e cozer o pão nos moinhos de Gavinhos, da Portela de Oliveira, da serra da Atalhada e no lagar do Pisão, em Lorvão, abertas ao público em geral e também para a comunidade escolar. 

As oficinas abertas ao público, são gratuitas e sempre a partir das 10 horas. O público terá a oportunidade de visitar um moinho de vento, amassar a farinha e colocar o pão no forno de lenha. As oficinas entre os dias que iniciaram no dia 8 e decorrem até dia 16 serão dedicadas aos mais pequenos.

No dia 6 de abril, o Museu do Moinho Vitorino Nemésio, na serra da Portela de Oliveira, estreou um novo espaço dedicado à batalha do Buçaco – “é um equipamento no âmbito do projeto dos Itinerários Napoleónicos, do qual o município de Penacova faz parte e que, com o recurso às novas tecnologias da realidade virtual, permite ao visitante testemunhar alguns dos acontecimentos da batalha do Buçaco, nomeadamente a travessia do rio Mondego pelas tropas anglo-lusas. Decidimos colocar este equipamento aqui porque, a partir da Portela de Oliveira, é possível visitar alguns dos locais emblemáticos da batalha, a saber, a aldeia de Santo António do Cântaro e o posto de comando de Wellington”, explicou o presidente da câmara, Álvaro Coimbra.