Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

"As motivações para perder peso"


Categorias: Opinião terça, 16 abril 2024

Tradicionalmente a primavera coincide com uma maior vontade de perder peso. A principal motivação é, nesta fase do ano, ter um corpo mais adequado mostrar mais o corpo, para vestir um fato de banho e para ir à praia. Todas as razões para perder peso são bem vindas, desde que sejam a motivação que a pessoa precisa para iniciar o processo de emagrecimento de forma consistente. No entanto, é importante transmitir às pessoas que o excesso de peso e a obesidade (que na maioria das situações vem acompanhada de um excesso de massa gorda) são fatores de risco para 200 outras doenças. A Diabetes, as doenças osteorticulares, as doenças respiratórias, as doenças cardiovasculares e também muitos cancros são as condições clínicas que mais associamos a serem causadas pela obesidade, mas há muitas outras.

É importante consciencializar a população que ter peso a mais não é saudável. Provoca dores nos joelhos, nas costas, dificuldades respiratórias, problemas de mobilidades, cansaço. Perder peso só para o verão e de forma muito rápida também pode não ser a opção mais correta. O fundamental é a pessoa ter consciência que perder peso, vai permitir-lhe a longo prazo prevenir muitas doenças, sentir-se melhor e consequentemente melhorar a sua auto estima.

Procure ajuda para iniciar um plano alimentar para perder peso. Desta forma vai comer de acordo com as suas necessidades de nutrientes e de energia, conseguindo com isso perder peso a comer saudavelmente.

Se a motivação inicial for o Verão… que assim seja, mas procure um nutricionista que o ensine a comer bem a médio e a longo prazo, alterando hábitos e melhorando a sua saúde e o seu bem estar.