Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mariza Liz confirmada para a Feira de Artesanato e Gastronomia


tags: Mealhada, 4 Maravilhas da Mealhada Categorias: Região quarta, 17 abril 2024

Cantores nacionais conhecidos dos portugueses, cerca de 70 expositores de artesanato vindos de todas as regiões do país, cerca de oito espaços de gastronomia, tasquinhas, espaço 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, oficinas diversas, atividades no âmbito do projeto Juventude Zona 231 e o palco coreto dedicado à apresentação do trabalho desenvolvido pelas diversas coletividades locais, são algumas das ofertas da Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada.

O cartaz oficial da desta festa foi apresentado no passado dia 15 de abril na câmara municipal. Marisa Liz, marcará presença dia 8 de junho, Dino D’Santiago dia 9, CRUA subirá ao palco no dia 10, seguem-se Sons do Minho, no dia 14 de junho e José Cid dia 15, estes serão os cabeças de cartaz da Feira, que se realiza, no centro da Mealhada, de 8 a 16 de junho, com entradas gratuitas. À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente o espetáculo de stand-up “Tertúlia dos 40”, de João Ricardo Pateiro, Carlos Daniel e Filipe Fonseca, no dia 9, um dia dedicado ao cinema comentado, outro ao folclore concelhio e o encerramento ficará a cargo das escolas de samba da Mealhada. São nove dias de festa com propostas para todo o tipo de público.

O programa visa dar resposta às diversas sensibilidades do público e incluir diversas formas de arte, da dança à magia, do teatro à música e ao cinema.  “Procuramos ter um cartaz com uma oferta agregadora, integradora e coerente como que é a Feira de Artesanato e Gastronomia. É um momento de festa do Município, que procura dar relevo às artes, à cultura e a economia locais, envolvendo a nossa comunidade com os milhares de visitantes que aqui se deslocam nestes oito dias”, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Depois de, no ano passado, a Feira de Artesanato ter sido classificada como feira nacional, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, este ano o certame conta com a chancela do Cearte e com mais de 70 artesãos de todo o país, a exporem e a trabalharem ao vivo a sua arte.  De Caminha virá o conceito Kull Portugal, esculturas em papel, enquanto Ponte de Lima traz-nos a tradição dos Lenços de Namoradas. Felgueiras far-se-á representar com as Rendas de Filé, enquanto Azeitão mostrará a sua joalharia de autor.

“A Feira de Artesanato tem tido um crescimento orgânico que procuramos respeitar em todos os aspetos, seja culturalmente, com a valorização da tradição portuguesa que é o folclore, este ano dedicando-lhe um dia, mas valorizando também a enorme massa humana que faz acontecer o Carnaval, que é uma grande bandeira da Mealhada, seja também com a aposta na melhoria significativa de condições da área de tasquinhas, que é dinamizada pelas nossas coletividades”, refere Hugo Silva vereador da Câmara Municipal da Mealhada.

Mas a grande valia é o facto da Feira de Artesanato e Gastronomia não se esgotar dentro do seu núcleo central. “As tasquinhas têm a gastronomia típica da região enquanto os nossos restaurantes continuam, nos seus estabelecimentos, a ser os embaixadores do leitão e da marca 4 maravilhas da mesa da Mealhada”, refere Filomena Pinheiro, vice-presidente da autarquia.

O certame cresce do jardim Municipal para a avenida 25 e Abril, com artesanato, gastronomia e zona de espetáculos. A Feira realiza-se no centro da cidade, ocupando toda a área do Jardim Municipal, mas a zona de espetáculos será na renovada Praça do Choupal. “O que pretendemos é trazer a festa a toda a área central, mas salvaguardar o quotidiano de quem aqui reside, o seu quotidiano, com os espetáculos a terminarem por volta das 24h00”, adianta o vereador com o pelouro do certame.

“É um momento de grande festa para todo o Município. É um momento de encontro entre todos nós e aqueles que nos visitam. E é uma oportunidade de potenciarmos o nosso bem receber, o nosso destino e a nossa economia. Atrevo-me mesmo a dizer que de 8 a 16 de junho, todos os caminhos vão dar à Mealhada”, conclui o presidente da Câmara da Mealhada.