Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Celebração dos 25 anos de existência da única escola de Cães Guia em Portugal


sexta, 26 abril 2024

Sob o lema “Maior Autonomia, Mais Liberdade” realizou-se no passado sábado, dia 20, a IX Gala– Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual (ABAADV) – Caldas de Penacova. Este ano marcou a celebração dos 25 anos da Escola de Cães-Guia de Mortágua.

O principal objetivo da Gala foi apresentar e reconhecer as duplas (Cego/Cão-guia) formadas no ano anterior, neste caso concreto, de 2023. Foram, ainda, e reconhecendo o seu papel fundamental na vida da escola, entregues agradecimentos a patrocinadores, padrinhos, famílias de acolhimento, voluntários e sócios. Bem como e considerando o envolvimento e colaboração ativa entregues Diplomas de Sócios Beneméritos a várias Associações, Grupos, Empresas e Pessoas pelo apoio e dedicação à Associação. Por último, foi entregue o Diploma de Sócio Honorário a João Fonseca, sócio fundador e que exerceu funções de presidente da Direção da ABAADV ao longo destes 25 anos e atualmente presidente da Assembleia Geral.

A Gala contou, ainda, com a participação musical de vários grupos que, desde há muitos anos, têm colaborado com a Escola de Cães-guia, nomeadamente a Banda Filarmónica de Mortágua, o Orfeão Polifónico de Mortágua, o Coral Juvenil Sílvia Marques, os Paralelos do Ritmo e a Banda da Casa (banda formada por músicos voluntários amigos da Escola).

Relativamente a ABAADV, teve a sua génese na Iniciativa Comunitária Emprego/Adapt -Eixo Horizon, que teve como parceiros nacionais, a EBA, o IEBA, a Câmara Municipal de Mortágua, a ACAPO e a Direção Regional de Educação do Centro e como parceiro internacional, a Federação Francesa de Escolas de Cães Guia, e contando com o conhecimento e consultoria do Professor Júlio Paiva, a ABAADV, Escola de cães-guia para cegos, cresceu e afirmou-se sendo a primeira em Portugal, estatuto que mantém até hoje, tendo formado, até ao momento, cerca de 280 cães-guia. Numa perspetiva de alargamento e consolidação da sua ação, desde 2019, abraçou um novo desafio, materializado na oferta de respostas relacionadas com Cães de Assistência e de Intervenção, através do projeto “Estou CãoTigo”. Este projeto, a que a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada aderiu, visa a realização de Intervenções Assistidas por Cães junto de idosos institucionalizados e/ou em situação de isolamento. Atualmente existe uma perspetiva do alargamento desta resposta a crianças e jovens com necessidades especiais.