Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Bombeiros da Mealhada no "Elite Quebra Costas Internacional" em Coimbra


tags: Mealhada, Coimbra Categorias: Região quinta, 13 março 2025

A segunda edição internacional da prova "Elite Quebra Costas" decorre no próximo sábado, 15 de março, em Coimbra, reunindo 700 bombeiros de 17 distritos de Portugal continental e de vários países. A competição desafia os participantes a percorrer, no menor tempo possível, o trajeto entre o Arco de Almedina e a Porta Férrea da Universidade de Coimbra (UC), com cerca de 500 metros, um desnível de 113 metros e um declive de aproximadamente 15%, equipados com o equipamento de proteção individual (EPI), que pesa cerca de 30 quilos. O recorde a bater é de 2 minutos e 42 segundos, estabelecido pelo bombeiro Paulo Costa, dos Sapadores de Coimbra.

Ao Jornal da Mealhada o Comandante dos Bombeiros Voluntários da Mealhada, Nuno João, diz esperar uma dificuldade igual aos anos anteriores, visto que participaram também em 2023 e 2024. No entanto, a preparação e hábito da equipa a esta prova é maior, pelo que, são esperados melhores resultados. Para Nuno João, este tipo de provas é bastante importante não só para colocar os bombeiros em situações difíceis e desafiadoras, mas também pela união e espírito de equipa que é desenvolvido durante a atividade. Ainda acrescenta, que visto que é necessário o EPI, estas provas têm um contributo real aquando do exercício no terreno.

A concentração está marcada para as 8h00 na Praça do Comércio, e as provas iniciam-se às 9h00. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, através da Companhia de Bombeiros Sapadores, foi apresentado esta segunda-feira, 11 de março, em conferência de imprensa pelo vereador Carlos Matias Lopes, pelo comandante Paulo Palrilha e pelo adjunto do comandante, Carlos Carecho.

Este ano, a competição conta, pela primeira vez, com bombeiros estrangeiros, incluindo quatro elementos da corporação OSP Giedlarowa, do sul da Polónia, participantes de Santiago de Compostela (Espanha), um representante de Fortaleza (Brasil) e uma bombeira romena dos Bombeiros de Ericeira.

Os participantes percorrem o trajeto em contrarrelógio, totalmente equipados com casaco e calças de combate a incêndios urbanos, botas, cogula, luvas, capacete, máscara e aparelho respiratório. O regulamento prevê a desqualificação em caso de equipamento incompleto, não normalizado ou retirada de peças durante a prova. Em caso de empate, vence o atleta mais velho ou, no caso das equipas, aquela com a soma de idades mais elevada.

A entrega de prémios está prevista para as 13h00 no Pátio das Escolas da UC, na presença de representantes das entidades organizadoras e corporações envolvidas. O evento é aberto ao público, proporcionando uma oportunidade para conhecer de perto o trabalho dos bombeiros e o seu papel na segurança e proteção das comunidades.

 

Foto retirada do Facebook dos Bombeiros da Mealhada.