Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Crónica da Jornada futebolística e de futsal - 3 e 4 de março


Categorias: Região segunda, 05 março 2012

Sol só brilhou para o Carqueijo

xa0

FUTEBOL

Competições nacionais

Liga Zon Sagres

O grande derbi que colocou frente a frente as duas equipas empatadas em pontos na liderança da classificação geral, Futebol Clube do Porto e Benfica, foi disputado na sexta-feira passada no Estádio da Luz em Lisboa. Ambas necessitavam dos três pontos em disputa, porque seria o arranque, para a ponta final do campeonato, quando faltam apenas nove jornadas. O Futebol Clube do Porto marcou primeiro, o Benfica conseguiu dar a volta ao resultado, mas no final a vitória foi para o Porto, por 3-2, com a ajuda dos árbitros, pois nenhum deles saiu sem culpas deste desfecho. O Porto comanda, agora, isolado.

O Sporting, na sua deslocação ao Estádio do Bonfim, também não tinha tarefa fácil, porque o Vitória necessitava de pontos para sair da cauda da tabela classificativa. Os vitorianos, com a mudança de treinador na última jornada, foram vencer o Beira-Mar no seu próprio terreno. Um aviso grande para os leões, que não poderiam contar que o jogo fosse fácil. O Vitória de Setúbal pode considerar-se muito feliz, porque teve duas oportunidades e aproveitou bem essas mesmas oportunidades, uma ao poste e a outra que deu no golo solitário, que foi o suficiente para que os vitorianos arrecadassem os três pontos em disputa e que grande jeito lhes irá fazer no final do campeonato. O Sporting só se poderá queixar de si mesmo, porque esbanjou inúmeras oportunidades para marcar e não conseguiu, chegando mesmo a desperdiçar uma grande penalidade. Quem tanto desperdiçou não poderia sair do encontro com pontos.

O Sporting de Braga, não pára de surpreender os seus adversários e já está colado ao Benfica com a mesma pontuação. Deslocou-se ao difícil Estádio da Choupana, na Madeira, para defrontar a equipa do Nacional, que ultimamente está e subir de forma, e a fazer excelentes resultados. O Nacional marcou cedo, mas os bracarenses não desarmaram enquanto não se colocaram a vencer, com mais uma excelente exibição, acabaram por vencer por 3-1. Uma vitória do querer e da aproximação ao lugar de campeão, que por tudo o que têm vindo a fazer, bem o mereciam.

O Marítimo deslocou-se ao Estádio D. Afonso Henriques em Guimarães, onde encontrou uma equipa um tanto ou quanto desnorteada, pela derrota sofrida em Braga na jornada anterior e bastante gorda, por 4-0. Os insulares não desejavam perder o comboio do terceiro lugar, mas para isso tinham de provar em Guimarães, que são efetivamente favoritos a esse lugar. Não o conseguiram por mérito do Vitória local, que embora não tenha feito um grande jogo, soube aproveitar bem os deslizes do conjunto da madeira e venceu por 1-0.

Em Santa Maria da Feira, a Académica de Coimbra não foi capaz de ultrapassar a equipa do Feirense, porque perdeu todas as energias frente ao Benfica na jornada anterior. O Feirense, a necessitar de pontos como de pão para a boca, lutou muito, mas não conseguiu mais do que um empate sem golos, o que não satisfez os adeptos locais que estão a ver a equipa a cair numa posição de despromoção.

O encontro entre o Rio Ave e o Beira-Mar era, também, de muita importância para ambos os clubes. A equipa da casa, o Rio Ave, queria vencer para cimentar a sua posição num lugar sem sobressaltos de despromoção. O Beira-Mar, que caiu nos lugares do fundo da tabela classificativa, mudou de treinador. Rui Bento foi substituído por Ulisses Morais, que queria provar que a equipa estava a necessitar de um empurrão. Os aveirenses provaram que estão a atravessar um momento delicado e perderam por um concludente 4-0.

Em Barcelos, o Gil Vicente foi surpreendido pela forte equipa de Paços de Ferreira, que foi vencer os “Galos de Barcelos” e no seu reduto por 2-1.

Liga Orangina

Estoril Praia, a jogar no seu ambiente, não soube aproveitar os deslizes das outras equipas, que o perseguem para se chegar mais à frente e sem opositores. Defrontou no Campo Coimbra da Mota, no Estoril, a equipa do Penafiel, que até nem tem vindo a fazer um bom campeonato e deixou-se empatar a uma bola. Mau resultado para quem anda a lutar pela subida de divisão.

Em Arouca, o Desportivo das Aves, depois de estar a vencer por 2-0, na ponta final do encontro foi surpreendido pelos locais que ainda tiveram forças anímicas para chegar ao empate a duas bolas. O Desportivo das Aves perdeu excelente oportunidade de se classificar na segunda posição sem adversários à ilharga.

A Naval 1.º de Maio, da Figueira da Foz, deu novamente um grande passo atrás, porque não conseguiu vencer no seu reduto a equipa do Atlético Clube de Portugal. Os figueirenses estiveram a vencer, deixaram-se empatar e até chegaram a estar a perder por 1-2. O Atlético teve uma forte reação e os jogadores da Naval, para conseguirem chegar ao empate, tiveram de ir buscar forças suplementares. Os lisboetas tiveram uma semana muito agitada, com a saída do seu técnico João de Deus, que o presidente do clube não conseguiu manter. No entanto, provaram na Figueiras da Foz, que os últimos encontros foram de muito desperdício, porque têm futebol suficiente para andarem melhor classificados. A Naval 1.º de Maio não soube aproveitar esse desnorte, deixou-se adormecer e quando quis recuperar foi tarde de mais.

Outro grande jogo para conquistar o segundo lugar, realizou-se em Moreira de Cónegos, onde a equipa do Moreirense tinha pela frente a Oliveirense, que não tem sido a equipa que todos os seus associados esperavam esta temporada. O Moreirense em casa é um conjunto forte, acabou por vencer por 1-0, estando na segunda posição a um ponto de diferença do Desportivo das Aves.

No Estádio do Restelo, o Belenenses que tem sido uma equipa muito irregular, recebeu e perdeu com a equipa do Trofense por 3-1. Estes três pontos perdidos no seu ambiente vão por certo complicar as contas finais, uma vez que o Belenenses, está na posição de poder ser despromovido.

Quem está com um pé na segunda divisão é o Portimonense, que na sua deslocação ao Estádio do Mar, para defrontar o Leixões, voltou a perder por 1-0. Muito dificilmente o Portimonense irá continuar na próxima temporada na Liga Orangina, ou até poderá mesmo desistir, segundo o que se tem lido na comunicação social desportiva.

O Sporting da Covilhã também não consegue largar a posição incómoda em que se encontra, o penúltimo lugar em parceria com o Belenenses.

2.ª Divisão – zona centro

Mais um encontro de muita importância para o Anadia tentar subir mais uns furos na classificação geral. A sua deslocação ao reduto do Gondomar não era nada fácil, mas como o Anadia tem feito melhores resultados fora do seu ambiente do que em casa, era de esperar que mais uma vez surpreendessem os seus associados, como veio a acontecer ao arrecadar um precioso ponto, porque o encontro acabou empatado a 1-1.

O Oliveira do Bairro deslocou-se aos Açores, onde jogou frente ao Madalena. Mais uma vez a equipa de Oliveira do Bairro surpreendeu, porque arrecadou três pontos em terreno alheio e numa deslocação sempre muito difícil devido à viagem que têm de realizar. Os oliveirenses venceram por 1-0, e mais três pontos a serem amealhados em altura crucial do campeonato.

3.ª Divisão – série D

Pampilhosa perdeu em Castelo Branco

Futebol Clube da Pampilhosa, a jogar fora do seu ambiente e frente a uma equipa que luta pelos mesmos objectivos, o Benfica de Castelo Branco, não tinha a vida facilitada. Os jogadores do Pampilhosa já habituaram os associados e simpatizantes a vencerem os jogos fora e perder em casa, o que não aconteceu nesta jornada, porque o Benfica de Castelo Branco soube aproveitar esse fator de estar junto dos seus associados para arrecadar os três pontos em disputa e vencer por 3-1.

É obrigatório que na jornada do próximo domingo, dia 11 de Março, o Futebol Clube da Pampilhosa vença o Tocha, no Campo Carlos Duarte, para seguir para a segunda fase com mais pontos amealhados do que o seu adversário. Um jogo, portanto, a não perder!

xa0

Competições Distritais

1.ª Divisão

GD Mealhada merecia o empate... mas perdeu em casa, frente ao Agueda

Um derbi regional foi realizado no Estádio Municipal Dr. Américo Couto, na Mealhada. A equipa do Desportivo da Mealhada recebeu a equipa do Recreio de Águeda, que, bem situada na classificação geral, jogava sem sobressaltos, ao passo que a equipa da casa tinha necessidade dos três pontos em disputa, para tentar o que já não deve conseguir: Salvar-se de uma possível despromoção. A equipa visitante foi mais forte, não permitiu que a equipa da casa tomasse as rédeas do jogo e acabou por vencer por 1-0.

Os locais, por tudo quanto fizeram ao longo do jogo, mereciam pelo menos o empate, mas os avançados foram muito perdulários, e como diz o velho ditado: "Quem não marca sofre".

2.ª Divisão – série D

Luso e Arinhos perderam. Carqueijo vai ser vice-campeão distrital

O Carqueijo foi ao Campo do Olival, a Couvelha. Não deixou os seus créditos por mãos alheias e acabou por vencer o encontro embora se reconheça com alguma dificuldade, por 3-2. Com este resultado e como o Aguinense foi vencer a Famalicão, o Carqueijo é agora o segundo classificado, lugar que já não deve perder até final do campeonato, uma vez que já só faltam disputar duas jornadas.

O Luso também jogou fora do seu ambiente, tendo a saída mais difícil desta jornada ao campo do primeiro classificado, o Calvão, que já é o campeão desta série D. Os lusenses, que realizaram um campeonato muito fraco, voltaram a perder por 2-0.

No campo das Areias, em Arinhos, a equipa do Benfica de Arinhos, recebeu a equipa do CRAC, de Parada de Cima, do concelho de Vagos. Para não variar esta temporada, o Benfica de Arinhos voltou a perder por 1-0.

Na próxima temporada o Calvão vai estar junto dos maiores do Futebol Distrital da primeira divisão de Aveiro. Parabéns ao campeão, porque efetivamente foi sempre a melhor equipa ao longo do campeonato.

Juniores - 2.ª Divisão – série dos primeiros

Pampilhosa teve segunda derrota do campeonato... e Mealhada perdeu em Agueda

O Futebol Clube da Pampilhosa, depois de ter sofrido a primeira derrota deste campeonato, e logo no seu reduto, teve de se deslocar ao primeiro classificado, a Sanjoanense... e os pampilhosenses voltado a perder por 3-2.

A equipa do Desportivo da Mealhada, com muitos remendos pelo meio - uma vez que utiliza vários jogadores da equipa de juvenis - e com algumas pedras fulcrais da equipa lesionadas, outros doentes, não têm dado os seus préstimos ao conjunto mealhadense. Nesta jornada, teve de se deslocar ao campo da LAAC em Aguada de Cima do concelho de Águeda. Embora os aguedenses não venham a fazer uma boa segunda fase, a jogarem no seu ambiente são fortes e difíceis de vencer, devido ao ambiente que se cria ao longo dos jogos. Os mealhadenses mesmo desfalcados de pedras basilares, acabaram por vencer o encontro por 2-1.

Juvenis - 1.ª Divisão

Série dos primeiros

GD Mealhada ganhou... finalmente!

A equipa de juvenis do Grupo Desportivo da Mealhada jogou no seu relvado sintético, onde recebeu e venceu a equipa do Avanca por 1-0. Já não era sem tempo que esta vitória apareceu. Os jogadores da casa que jogam alguns deles ao sábado pela equipa de juniores e ao domingo pela equipa de juvenis, estão a fazer um grande esforço, mas a força de vontade de todos eles, tem correspondido ao desejado pelos responsáveis.

Série dos últimos

Pampilhosa teve derrota exagerada, frente à LAAC

A equipa de juvenis do Futebol Clube da Pampilhosa, no Campo Germano Godinho na Pampilhosa, recebeu e perdeu com a equipa da LAAC, de Aguada de Cima, do concelho de Águeda por 5-0. Um resultado pesado, até porque os juvenis da Pampilhosa estão a fazer uma segunda fase de boa qualidade.

Iniciados

Série dos primeiros

Mealhada deu baile ao Soutelo

A equipa de iniciados do Grupo Desportivo da Mealhada, a tentar a subida de divisão, jogou no campo de relva sintética na Mealhada, na manhã de domingo, onde defrontou e venceu a equipa do Grupo Desportivo e Recreativo de Soutelo, do concelho de Oliveira de Azeméis, por 2-1. Já se esperava um encontro com grandes dificuldades, como se veio a verificar, uma vez que os jogadores do Soutelo são bastante robustos, praticam bom futebol, mas os miúdos da casa superaram todas essas dificuldades e na segunda parte do encontro, deram um festival de bem jogar futebol.

Série dos últimos

Pampilhosa meteu água... em Águas Boas

A equipa de iniciados do Futebol Clube da Pampilhosa foi ao Campo de Santa Margarida, a Águas Boas, do concelho de Oliveira do Bairro, onde voltou a perder por 3-1.

Infantis A

Mealhada goleou Bustos e Pampilhosa "chacinou" Paredes do Bairro

A equipa do Desportivo da Mealhada foi jogar ao Campo Dr. Santos Pato, a Bustos, com a equipa local, onde veio a vencer por 7-3.

O Futebol Clube da Pampilhosa deslocou-se a Paredes do Bairro, do concelho de Anadia, para defrontar a equipa local. No final do encontro o resultado foi de 5-3, para os pampilhosenses.

Infantis B

Mealhada perdeu na Gafanha

A equipa de Infantis B do Desportivo da Mealhada, no campo da Gafanha da Nazaré, frente ao conjunto local, perdeu por 4-2.

Benjamins A

Série dos primeiros

Mealhada do melhor que se pode ver nestas idades

A equipa de Benjamins A do Desportivo da Mealhada jogou no campo de relva sintética na Mealhada, onde recebeu a toda poderosa equipa do Beira-Mar, que comanda a série dos primeiros. Não se afigurava nada fácil a estes jovens jogadores este encontr, mas muito briosamente e com uma exibição do melhor que temos visto nestas idades, a equipa local venceu por 2-1. Uma vitória merecida que só peca por escassa, porque a equipa mealhadenses criou oportunidades para sair do encontro, com um resultado mais volumoso. Pesou na mente dos pequenos jogadores da casa, o nome do adversário e a classificação do mesmo.

Série dos últimos

Pampilhosa empatou, Luso goleou Vaguense

A equipa do Futebol Clube da Pampilhosa foi a Paredes do bairro, onde o encontro terminou empatado a 0-0.

A equipa do Clube Desportivo do Luso, no campo n.º 2 do Centro de Estágios do Luso, defrontou o Vaguense e venceu por 5-2. Grande segunda fase que os lusenses estão a efectuar, se olharmos aos dois últimos campeonatos em relação a este. (Relato do jogo CD Luso - Vaguense na secção Desporto do Jornal da Mealhada online)

Benjamins B

Mealhada goleou Gafanha

A equipa de Benjamins B do Desportivo da Mealhada, no campo de relva sintética na Mealhada, recebeu a equipa da Gafanha e venceu por 5-1.

Traquinas A

Vitória da Mealhada em casa do Agueda

A equipa dos Traquinas do Desportivo da Mealhada deslocou-se a Águeda para defrontar a equipa do Recreio de Águeda, onde veio a vencer por 3-1.

xa0

FUTSAL

Competições Distritais

2.ª Divisão

Luso e Barcouço foram goleados

O Atlético Clube do Luso, no Pavilhão da Lavandeira, em Santa Maria da Feira, foi derrotado por 9-4.

A equipa de Futsal do Barcouço, também jogou fora do seu ambiente, tendo-se deslocado ao Pavilhão do Juvenil Angeja, onde voltou a perder, agora por 4-1.

xa0

CRÓNICA DE AFONSO SIMÕES