SDJ prepara Pré-Jubileu com Diocese de Asti, em Itália

O Serviço Diocesano da Juventude (SDJ) de Coimbra esteve em Itália, na província de Asti, entre 26 e 30 de março, para preparar o Pré-Jubileu dos Jovens que antecede o Jubileu em Roma, agendado para 28 de julho a 3 de agosto. A comitiva conimbricense será acolhida pela Diocese de Asti entre os dias 26 e 29 de julho, com um programa recheado de oração, partilha, festa e descoberta.
“Penso que somos a única Diocese que está a preparar Pré-Jubileu”, afirmou com orgulho Hugo Monteiro, coordenador do SDJ, sublinhando que o convite partiu da Diocese de Asti, num gesto de gratidão pelos Dias na Diocese, vividos em Coimbra antes da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.
Francisco Roque, também do SDJ, destacou o espírito de acolhimento vivido em Asti e o sentimento de pertença a uma Igreja Universal: “Asti relembrou-nos que a Igreja pode e deve ser um espaço onde todos se sentem em casa.”
A participação da Diocese de Coimbra no Jubileu envolve cerca de 400 jovens, 275 dos quais inscritos no modelo “Pacote Diocese”, que inclui o Pré-Jubileu em Asti. A idade média ronda os 22 anos, com participantes oriundos de várias realidades: catequese, escuteiros, ensino superior, movimentos juvenis e outros.
Até março, os esforços concentraram-se em inscrições e contactos iniciais. Neste momento, o foco passa pela logística da viagem e pela animação, com uma equipa já em funções. Estão previstos três encontros preparatórios: dois online (30 de abril e 20 de maio) e um presencial, a 29 de junho, com todos os peregrinos.
Sob o lema “Peregrinos da Esperança”, a Diocese de Coimbra prepara-se para mais uma grande aventura de fé em solo italiano.