Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Coenen e Adamo dominam MXGP de Águeda com vitórias perfeitas


Categorias: Desporto segunda, 05 maio 2025

Lucas Coenen e Andrea Adamo venceram com autoridade o Grande Prémio de Portugal de motocross, realizado no passado fim de semana em Águeda. Ambos os pilotos da Red Bull KTM Factory Racing fizeram o pleno nas respetivas categorias, ganhando a corrida de qualificação e as duas mangas, num traçado exigente marcado pela chuva e pela lama.

Na classe MXGP, Lucas Coenen liderou de forma incontestada, deixando Romain Febvre em segundo lugar nas duas corridas, enquanto Ruben Fernández fechou ambas no terceiro posto. Coenen somou 50 pontos e reforçou o terceiro lugar no campeonato, com 287 pontos. Febvre, agora líder isolado com 330 pontos, beneficiou da ausência de Tim Gajser, que tem 305.

Em MX2, Andrea Adamo brilhou ao vencer as duas mangas. Na primeira, o segundo lugar foi para Simon Längenfelder e o terceiro para Kay de Wolf. Na segunda, Sacha Coenen foi segundo e De Wolf repetiu o terceiro lugar. O neerlandês mantém-se líder do campeonato com 328 pontos, apenas quatro à frente de Längenfelder. Adamo encurtou distâncias e é agora terceiro, com 318.

Os pilotos portugueses Luís Outeiro (MXGP) e Sandro Lobo (MX2), ambos wild cards, não conseguiram ultrapassar as corridas de qualificação.

Reisulis e Faure brilharam no Europeu de Motocross

No Europeu, Janis Reisulis venceu as duas mangas da EMX250, reforçando a liderança do campeonato com 176 pontos. Noel Zanocs e Nico Greutmann completaram o pódio. O melhor português foi Martim Espinho, em 25.º lugar.

Na EMX125, Mano Faure foi o grande destaque. Depois de liderar e cair na primeira manga, venceu com autoridade a segunda, garantindo o primeiro lugar na etapa portuguesa com 43 pontos. Gonçalo Cardoso foi 19.º. No campeonato, Áron Katona continua líder com 217 pontos.

Águeda pode impulsionar notoriedade internacional de Portugal

Presente no evento, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, destacou a importância da prova para a promoção turística do país. “O desporto é um parceiro fundamental para a atração de turismo interno e internacional”, afirmou, realçando ainda a hospitalidade portuguesa e o espetáculo proporcionado pelas difíceis condições meteorológicas.