Lampreias translocadas no Mondego para preservar espécie em risco

A Câmara Municipal de Coimbra e a CIM Região de Coimbra realizaram, a 30 de abril, a segunda ação de translocação de lampreias adultas no rio Mondego, no âmbito do programa europeu DALIA. A iniciativa visa preservar a espécie, cada vez mais rara na região, transportando exemplares adultos para “santuários” a montante da Ponte Açude.
A ação contou com a presença do vereador do Ambiente, Carlos Matias Lopes, e integra um projeto com 100 mil euros de financiamento europeu, a decorrer até março de 2027. O objetivo é contrariar o declínio da população de lampreias no rio, que em 2024 atingiu mínimos históricos.
O projeto prevê a translocação anual de 500 a 1.000 lampreias, a identificação de habitats críticos para larvas, ações de sensibilização junto de comunidades locais e a criação de orientações para uma gestão sustentável, adaptáveis a outras bacias hidrográficas.