Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“Fios” une tradição e inovação no Quartel das Artes com a OPGB


tags: Oliveira do Bairro Categorias: Região, Cultura quinta, 08 maio 2025

A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB) regressa ao Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, no próximo domingo, 11 de maio, às 16h00, para mais um concerto da temporada “Nova Música – 5 novas obras em 5 concertos”. A entrada custa apenas 3 euros.

A quarta proposta do ciclo traz a estreia absoluta de “FIOS”, uma obra encomendada ao compositor Hugo Vasco Reis. Inspirada nos sons dos antigos teares, a peça cruza tradição e contemporaneidade, integrando gravações de campo feitas em Oleiros com o contributo de uma antiga trabalhadora do setor artesanal. Segundo o autor, trata-se de “fragmentos de silêncio e memória em extensão”, agora transpostos para o universo da música de plectro.

A OPGB apresentará esta criação reforçada com quarteto de madeiras, percussão, acordeão e contrabaixo, com direção do maestro convidado Augusto Pacheco. No programa constam ainda obras de Albéniz, Falla, Angulo, Fernando Lapa e Gerónimo Giménez, com arranjos de André Ramos.

A temporada “Nova Música” arrancou em fevereiro com “Teoria das Cordas”, de Ângela da Ponte, em Lamego, seguindo-se “Salema”, de Fátima Fonte, no Porto, e “PANGÆA”, de Pedro Henriques da Silva, em Santa Maria da Feira. Estarreja (21 de setembro) e Gondomar (em outubro ou novembro) acolherão os últimos concertos da iniciativa.

O projeto é apoiado pela Direção-Geral das Artes e pela Antena 2 e reflete o espírito eclético da OPGB, que cruza a música erudita com nomes como Cuca Roseta, Tiago Nacarato ou Hamilton de Holanda.