
O Cineteatro Messias, na Mealhada, acolhe a 3.ª Grande Gala do Fado, um evento cultural de cariz solidário e pedagógico, que pretende celebrar a tradição fadista portuguesa e dar a conhecer as diferenças entre o Fado de Lisboa e o Fado Canção de Coimbra, no próximo dia 11 de maio, domingo, pelas 16h.
A gala divide-se em duas partes distintas. Na primeira, o público poderá ouvir o Fado de Lisboa, interpretado pela fadista Mónica Severino, acompanhada pelo acordeonista Rodrigo Maurício (campeão ibérico de acordeão) e por Rita Nunes (acordeão) e Rui Pedro Martins (percussão).
A segunda parte é dedicada ao Fado de Coimbra, num registo de serenata monumental, a cargo do Grupo António Ataíde, de Coimbra, que conta com a presença do fadista António Ataíde, também conhecido por “Becas”, antigo participante do programa The Voice Portugal (RTP1, 2022). O espetáculo contará ainda com o Grupo de Fados dos Antigos Ofenoistas da Universidade de Coimbra, com as vozes de Carlos Arzileiro e Fernando Melo. Os instrumentistas Bruno Costa (guitarra portuguesa) e Nuno Botelho (guitarra clássica) acompanham a atuação.
Numa iniciativa que apela à participação ativa do público, todos os antigos estudantes são convidados a levar a sua capa e a integrar simbolicamente a serenata no palco.
A gala é organizada pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Mealhada, com o apoio do Município da Mealhada, da Associação de Aposentados da Bairrada, da Universidade Sénior, do Grupo Coral Magister, do Rancho Folclórico São João de Casal Comba e do Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro. Conta ainda com o apoio do Crédito Agrícola.