Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Finais das Escolíadas Glicínias Plaza animam Febres esta semana


tags: Cantanhede Categorias: Região terça, 20 maio 2025

O Pavilhão Multiusos de Febres, em Cantanhede, recebe as finais dos Polos I e II das Escolíadas Glicínias Plaza, esta semana, dias 23 e 24 de maio, pelas 21h30. Cerca de 400 alunos, oriundos de seis escolas da região Centro, vão mostrar em palco o talento, a criatividade e o espírito de equipa que marcaram a sua participação ao longo desta edição do projeto.

Na sexta-feira, 23 de maio, decorre a final do Polo I, com as atuações do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, da Escola Secundária de Mira e do Colégio de Albergaria. No sábado, 24 de maio, é a vez das escolas do Polo II entrarem em cena: ETPC – Escola Técnico Profissional de Cantanhede, Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho (Figueira da Foz) e Escola Secundária D. Dinis (Coimbra).

Em cada uma das noites será apurada uma escola vencedora – a que obtiver a pontuação mais elevada –, que se juntará ao Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, já qualificado, na Finalíssima das Escolíadas Glicínias Plaza. Esta última etapa está marcada para o dia 6 de junho, no Convento São Francisco, em Coimbra.

Mais do que uma competição, a Finalíssima será o culminar de um percurso artístico e educativo, que celebra o envolvimento dos jovens em áreas como teatro, dança, música, artes visuais e claque. Ao longo de várias semanas, os participantes desenvolveram trabalhos em equipa, promovendo a criatividade, o compromisso e a valorização da cultura nas escolas.

As Escolíadas Glicínias Plaza assumem-se como um projeto artístico-pedagógico de referência, com impacto na formação pessoal e social dos estudantes, envolvendo professores, comunidades educativas e parceiros institucionais.