Jovens da Mealhada participam em projeto Erasmus+ e visitam instituições europeias em Bruxelas

Cinco jovens mealhadenses integraram a comitiva portuguesa que participou na etapa final do projeto europeu “ChangeMaker’s Arena” Erasmus+, que decorreu em Bruxelas. A visita à capital belga marcou o culminar de um programa de cerca de oito meses que envolveu centenas de jovens dos municípios da Mealhada, Paredes e Pedreguer (Espanha), promovendo o debate e o envolvimento em temáticas essenciais à cidadania ativa e à construção de uma Europa mais inclusiva e sustentável.
Durante este período, os jovens refletiram sobre temas como associativismo, ativismo, democracia participativa, interculturalidade, arte, tecnologias digitais e instituições europeias. A última etapa do projeto permitiu-lhes conhecer de perto o funcionamento das instituições europeias e estabelecer contacto direto com eurodeputados, num momento de diálogo e partilha de ideias sobre o futuro da Europa.
Na Mealhada, as “arenas” — encontros de jovens promovidos pela Juventude Zona 231 — aconteceram em escolas e espaços informais, contando com a presença de jovens inspiradores de várias áreas, como cultura, política e associativismo.
“Abriram-se portas e horizontes a muitos jovens que puderam conhecer outros jovens e projetos, criaram-se sementes, tornando-se percursores de um europeísmo saudável. Esperamos que este seja o primeiro de muitos programas Erasmus+, quem sabe já com a Mealhada como promotor principal”, afirmou Hugo Silva, vereador da Juventude da Câmara Municipal da Mealhada.
O projeto teve como objetivos principais capacitar os jovens para uma participação informada e crítica na vida democrática, desenvolver competências digitais e promover a literacia mediática, essencial para combater a desinformação e as fake news. Além disso, visou fortalecer o diálogo entre jovens e decisores políticos, promovendo a sua participação em processos de tomada de decisão.
O “ChangeMaker’s Arena” Erasmus+ demonstrou, assim, ser um passo importante para uma juventude mais consciente, ativa e envolvida na construção do futuro europeu.