Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Semana do Livro e da leitura, em Penacova, com Maria João Lopo de Carvalho e Rui Zink


Categorias: Região quinta, 29 março 2012

Motivar para a leitura e sublinhar a sua importância para o desenvolvimento intelectual e formação pessoal dos alunos e da comunidade educativa em geral, proporcionando momentos culturais enriquecedores para todos.

O município de Penacova e o Agrupamento de Escolas de Penacova, em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação, a Associação Forja e Café Entre tantos, com o apoio da Editora Leia celebraram a Semana do Livro e da Leitura 2012, entre 19 e 24 de março. O evento contou com o apoio financeiro e logístico da autarquia.

Os responsáveis pela organização do evento procuraram, nesta edição da Semana da Leitura 2012, levar o livro e a leitura para fora das salas de aula, apostando na diversificação das abordagens e dos contextos de leitura, convidando diversos atores da comunidade educativa para o papel de mediadores da leitura. Procuraram também estimular o debate de ideias entre os leitores e a interatividade com os livros.

O programa desta iniciativa incluiu diversas atividades em torno do livro e da leitura para públicos diferentes, tais como crianças e jovens, desde o pré-escolar ao ensino secundário e também para os adultos do Centro Novas Oportunidade e pessoal não docente.

Ao longo da semana, os docentes dos vários estabelecimentos de ensino, as bibliotecas escolares do concelho, e os colaboradores dos serviços da cultura e da educação assinalam junto das respetivas comunidades a iniciativa, com diversas atividades.

No final da Semana do Livro, os trabalhos produzidos pelos alunos a partir da leitura das obras do Plano Nacional de Leitura (PNL), serão reunidos numa exposição coletiva, permanecendo patente na biblioteca municipal, entre os dias 27 de março e 24 de abril.

Foi considerável a participação das escolas de 1.º ciclo e dos Jardins de Infância, com a abrangência do programa no 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário, com a qualidade e o valor educativo das atividades realizadas, com a adesão da comunidade escolar, com o apoio da autarquia e da direção do agrupamento e com o nível de colaboração atingido no seio do Grupo Concelhio de Bibliotecas.

Foi notória a envolvência de todo, nomeadamente professores, alunos, assistentes administrativos e operacionais, bem como aos encarregados de educação que colaboraram na dinamização das atividades e a todos aqueles que por elas se deixaram seduzir.

Das inúmeras atividades realizadas destacam-se as seguintes. A masterclass de abertura da Semana da Leitura, no dia 19 de março, uma atividade de promoção do livro e da leitura junto da comunidade educativa, que resultou da articulação da biblioteca escolar com a disciplina de Educação Física e a disciplina de Inglês, cujo objectivo principal foi a mobilização da comunidade local.

As sessões de partilha de leituras de obras como “A invenção de Hugo Cabret”, de Brian Selznick, “A lua de Joana”, de Maria Teresa Maia Gonzalez, “O velho e o mar”, de Ernest Hemingway, “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago e poesia de Fernando Pessoa com alunos do 3º ciclo e do ensino secundário.

O os encontros com as autoras Helena Rainha Coelho (com os alunos do 5.º ano), Maria João Lopo de Carvalho (com os alunos do 6º ano) e também com o escritor Rui Zink (com alunos do 10º ano).

As dramatizações de contos tradicionais para as crianças do pré-escolar, pelos alunos do Curso Profissional de Animador sócio-cultural e da História da Gaivota e do gato que a ensinou a voar, pelos alunos de Oficina de Teatro, para os alunos do 7º ano. As dramatizações de contos infantis, por alunos do 3º Ciclo, para os alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo. A dramatização da Lenda da Moura Encantada no Mirante, pelas técnicas do serviço de Educação da Câmara Municipal para os alunos do 1º CEB.

As atividades dinamizadas pelos voluntários de leitura (pais, avós e encarregados de educação) na biblioteca escolar dia 19 de março, para comemorar o dia do pai. A celebração do Dia Mundial da poesia, dia 21 de março, nas bibliotecas escolares e também em vários cafés do concelho. As sessões de animação da leitura para alunos do 1º ciclo e do ensino pré-escolar, em torno de obras como “O Tubarão na Banheira” de David Machado, “A Cinderela” “Corre corre cabacinha” de Eva Mejuto e André Letria.

As sessões da hora do conto, realizadas pela Biblioteca Municipal: no dia 19, na Eb1 de S.Pedro d’Alva, seguida de um ateliê das profissões, que contou com a presença de um carpinteiro que ensinou as crianças a construir uma gaiola para pássaros; nesse mesmo dia, realizou-se a hora do conto para pais e filhos; no dia 22, realizou-se mais uma sessão na Biblioteca Municipal para os alunos da EB1 de Penacova e Aveleira, na qual foram dinamizadas algumas experiências sobre “flutuar ou não flutuar? Será que se dissolve? É ou não é?”; no dia 23 realizou-se mais uma sessão, desta vez dinamizada pelo contador de histórias, Jorge Serafim, na EB1 de Figueira deLorvão.

As atividades com idosos do concelho: no dia 20, no café Entretanto, efetuaram o levantamento imaterial do concelho; no dia 23, os utentes do Centro Social e Paroquial de Lorvão e Fundação Mário da Cunha Brito participaram, na Biblioteca Municipal, em mais uma hora do conto tradicional português.

Acomemoração do Dia da Árvore, no dia 21, levada a cabo pela Biblioteca Municipal, que levou o tapete de histórias Salvação da Velha Macieira”, às Eb1 de Penacova e Figueira de Lorvão.

As sessões com o contador de histórias Jorge Serafim, para o pessoal não docente, para os adultos do CNO, para os alunos do ensino secundário e para a população em geral. Efetivamente, a Semana do livro e da Leitura encerrou com chave de ouro, com a sessão destinada à população do concelho deste contador de histórias, que se realizou no sábado, no Centro Cultural, que reuniu cerca de 200 pessoas.

Há a referir que estiveram presentes em todas as atividades realizadas durante a semana representantes do município de Penacova e da Direção do Agrupamento de Escolas.

JM/CMP