4 Maravilhas da Mealhada, Luso e Bussaco em destaque na BTL

As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada estiveram, no passado dia 27 de fevereiro, em Lisboa, na abertura da 25.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) – Feira Internacional de Turismo. A água, o pão, o vinho e o leitão foram apreciados por várias dezenas de pessoas que circularam pela feira e reuniram os maiores elogios dos provadores. Uma forma de consolidar ainda mais a marca gastronómica que a Câmara Municipal lançou em 2007, divulgando-a e promovendo-a fora de portas, em eventos de amplitude internacional. Também a Fundação Mata do Bussaco esteve representada no certame, onde promoveu a Mata do Bussaco, e em grande destaque esteve o Grande Hotel das Termas de Luso.
Já passava das 13 horas quando, na passada quarta-feira, na BTL, mais precisamente no pavilhão do Turismo do Centro, começou o show cooking do chefe Alberto Filipe, da Sweet Atlantic Hotel. À medida que o chefe elaborava e apresentava os seus pratos, o enólogo e produtor mealhadense António Selas (Adega Rama) sugeria um vinho do concelho para acompanhar cada um. Foi assim, com uma prova dos vinhos das 4 Maravilhas, comentada por quem melhor conhece esses néctares, que a Associação Maravilhas da Mealhada iniciou a promoção da sua marca gastronómica no mais importante evento turístico internacional realizado em Portugal. Seguiu-se a aguardada degustação das 4 Maravilhas, que não deixou ninguém indiferente, ouvindo-se muitos elogios ao leitão, servido pelo restaurante aderente “Octávio dos Leitões”.
“A presença das 4 Maravilhas neste evento é uma mais-valia enorme para continuarmos a desenvolver a criação de um destino turístico gastronómico a nível nacional. A promoção dos quatro produtos da gastronomia mealhadense e a preservação da sua identidade e qualidade é meio caminho andado para que a Mealhada se torne nesse destino turístico”, considerou a vice-presidente da Câmara e ainda presidente da Associação Maravilhas da Mealhada, Filomena Pinheiro, reiterando que “a projeção dada num evento deste impacto é determinante para a consolidação da marca registada”. “Temos que reforçar o posicionamento destes quatro produtos e a nossa participação em eventos turísticos desta dimensão é, cada vez mais, obrigatória”, concluiu.
Em Lisboa, a Fundação Mata do Bussaco também se fez representar, onde deu a conhecer as potencialidades turísticas do Bussaco, as atividades que desenvolve e ainda os serviços disponíveis aos turistas. “Esta é uma oportunidade única para dar a conhecer o que de melhor existe na Mata Nacional do Bussaco, já que este certame reúne profissionais e empresas da área e tem vindo a registar cada vez mais visitantes”, lê-se num comunicado enviado pela Fundação Mata do Bussaco.
Na 25.ª edição da BTL, que aconteceu até ao passado domingo, a região Centro foi o destino nacional convidado e, como tal, contou com a maior área expositiva de sempre, um pavilhão com quinhentos metros quadrados, distribuído por temáticas tais como o território, a cooperação intermunicipal, o negócio e a comunicação do destino. Uma oportunidade única para o concelho da Mealhada promover não só a sua marca gastronómica, mas também os seus produtos turísticos de maior atratividade, como as Termas do Luso e a Mata Nacional do Bussaco.