Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

III Torneio Internacional de Basquetebol termina com vitória luso-castelhana


tags: Desporto, Anadia, Torneio Categorias: Desporto sexta, 04 janeiro 2019

Nos dias 28 e 29 de dezembro, Anadia foi o “campo” onde decorreu o III Torneio Internacional de Basquetebol, no qual se defrontaram as seleções Sub-16 femininas e masculinas de Aveiro, Porto e Galiza.  Concluída a prova, no escalão Sub-16 masculino saiu vitoriosa a equipa FB Castilla y Leon, estando reservado às atletas Sub-19 de Vagos a conquista do primeiro lugar no respetivo escalão.

Organizado pelas Associações de Basquetebol de Aveiro e do Porto, com o apoio da Câmara Municipal de Anadia, que é candidata a Cidade Europeia do Desporto em 2020, o torneio mostrou desde cedo a superioridade da equipa de Castilla y Leon. Desde o primeiro jogo que os atletas do país irmão mostraram a sua superioridade, não tendo sofrido nenhuma derrota ou empate. Na última partida do escalão masculino, a FB Galicia e FB Castilla y Leon defrontaram-se num derbyespanhol, do qual saiu vitoriosa a equipa castelhana, com o resultado de 93-58.

Por outro lado, a equipa feminina Sub-19 de Vagos levou a melhor da tabela classificativa geral. Ao longo dos jogos a equipa manteve-se coerente, sem nunca permitir um empate ou uma derrota. Assim sendo, na penúltima partida do torneio a equipa de Vagos garantiu a vitória da competição, ao encestar 67 bolas contra 42 da FB Galicia.

De acordo com a organização do III Torneio Internacional de Basquetebol, mais do que a vitória nos jogos, “esta competição teve como propósito proporcionar aos jovens atletas, que integram as suas seleções distritais, momentos desportivos únicos e que representem um estímulo acrescido no seu percurso de formação enquanto jovens praticantes”, tal como é referido em comunicado de imprensa divulgado pela autarquia anadiense.