Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Bailarinos do HCM recebem diploma da Royal Academy of Dance


tags: Bailarinos, HCM Categorias: Região terça, 08 janeiro 2019

No ano letivo 2017/2018, 50 bailarinos da Escola de Ballet do Hóquei Clube da Mealhada realizaram o exame Royal Academy of Dance (RAD). Decorrente dessa prova, foram entregues, no passado dia 5 de janeiro, os diplomas aos bailarinos que se distinguiram não só pelo mérito como pela assiduidade, pela maior evolução e melhor nota.

A cerimónia contou com a apresentação das professoras da secção de ballet do HCM, Catarina Gomes e Catarina Lemos. Nesse mesmo evento marcaram presença o presidente da direção do HCM, Jorge Coimbra, e o vereador com o pelouro da cultura, Nuno Canilho, em representação da Câmara Municipal da Mealhada.

O presidente do HCM, ao tomar a palavra, começou por realçar “a diversidade do clube – Hóquei Clube da Mealhada –, que engloba modalidades tão diversas como o hóquei em patins, patinagem artística, karaté e ballet”, tendo também manifestado “orgulho do clube na manutenção dessa característica eclética”, tal como se refere em comunicado de imprensa.

Nuno Canilho recordou, por sua vez, “a componente de formação do clube e o facto de esta associação desde sempre ter procurado proporcionar aos seus atletas uma formação completa do corpo, mente e valores essenciais à formação e ao crescimento dos jovens que integram as diversas modalidades”. Em representação do município, o vereador aproveitou a oportunidade dizer que a Câmara está disponível para no futuro manter uma “colaboração estreita com o clube, e em particular com a secção de ballet”, tutelada pelo pelouro que dirige.

Nesta cerimónia esteve igualmente presente Vítor Soares, presidente da delegação local da Cruz Vermelha, a quem a secção de ballet entregou o cabaz de donativos recolhidos durante a época de Natal.

Seguiu-se a entrega dos diplomas e respetiva medalha aos 50 bailarinos que realizaram o exame RAD no ano letivo 2017/2018. Nesse momento, as professoras fizeram menção ao orgulho que têm nos bailarinos que integram o ballet HCM, “pela taxa de aprovação de 100% nos exames, com notas que variaram entre o Mérito e Distinção”, e destacaram o “espírito de familiaridade vivido entre professores, bailarinos e bailarinas e pais, que muito contribui para o sucesso da escola”.

Adriana Carvalho e Carolina Piedade, bailarinas do HCM, também foram distinguidas de modo especial, pela colaboração com o HCM enquanto professoras em alguns graus, fazendo também parte do sucesso desta secção.

Foram ainda atribuídos prémios individuais, nas categorias de assiduidade, maior evolução e melhor nota, ganhos, respetivamente, por Sofia Clemêncio, Marta Mariz e Clara Fernandes.

Para encerrar a cerimónia foi apresentado um clip dos bastidores do espetáculo “Aladino”, já disponível em DVD, que a secção de ballet levou para o palco de Teatro Académico Gil Vicente e do Cineteatro Municipal Messias em julho de 2018.