José Cid dá concerto na Mealhada sem receber nada em troca

José Cid vai estar na Mealhada, no Cineteatro Municipal Messias, na noite de quinta-feira, dia 16 de janeiro, para um concerto solidário a favor do Rúben Santos. Esta é mais uma iniciativa de apoio à família do Rúben, o menino do concelho da Mealhada que acabou por falecer no passado dia 21 de dezembro, vítima de doença genética. O concerto começou a ser organizado pelas suas professoras, da Escola Básica 2 da Mealhada, no início de dezembro. Apesar do sucedido, as professoras decidiram manter a iniciativa, sendo que o total da receita reverterá a favor da mãe, Maria Madalena, e que esta optou por entregar metade do valor às associações Bairrada Solidária e Acreditar. O bilhete para o espetáculo tem um custo de doze euros.
“A iniciativa partiu de duas professoras da escola EB2 da Mealhada, que acompanhavam o desenvolvimento escolar do pequeno Rúben Santos. Anabela Pereira e Ana Camacho uniram-se para realizar um evento que ajudasse financeiramente a família do menino a suportar algumas despesas que tinham com a sua saúde. A ideia surgiu no seguimento do plano de atividades do Agrupamento de Escolas da Mealhada, que inclui áreas temáticas como a Solidariedade Social. Baseando-se neste pressuposto, contactaram o músico José Cid, que se disponibilizou de imediato para dar um concerto sem receber cachet. O local foi fácil de conseguir, uma vez que a Câmara Municipal disponibilizou de imediato o espaço para a iniciativa das docentes”, lê-se num comunicado da Câmara da Mealhada, que acrescenta: “O concerto começou a ser organizado logo no início de dezembro. Contudo, no passado dia 21, as professoras receberam a triste notícia. Oportunamente contactaram a mãe do Rúben, Maria Madalena, e o músico José Cid, e decidiram manter o concerto solidário, uma vez que o dinheiro angariado será igualmente uma importante ajuda para a mãe da criança. Maria Madalena decidiu, porém, ficar apenas com metade da verba angariada e já fez saber que irá entregar a outra metade a duas associações: a Bairrada Solidária e a Acreditar”.
O concerto de José Cid tem início às 21h 30m, de dia 16 de janeiro, no Cineteatro Municipal Messias. O bilhete para o espetáculo tem um custo de doze euros e pode ser adquirido junto da professora Ana Camacho (919 508 321). O que seria apenas um concerto solidário, será agora também uma homenagem ao pequeno Rúben e à forma corajosa como sempre enfrentou a sua doença durante os seus onze anos de vida.
xa0
“Sinto-me na obrigação de manter viva a tua memória”
xa0
Na sua página oficial do Facebook, José Cid escreveu: “Há uns meses o meu ‘manager’ recebeu um pedido para fazer um concerto solidário a fim de ajudar o Rúben, um menino com um doença rara. Não hesitei em aceder ao pedido porque gosto de ajudar sobretudo aqueles que tem a infelicidade de nascer com doenças incuráveis.
Soube, recentemente, que infelizmente o pequeno Rúben, apesar de muita luta, não resistiu à doença e, como ser humano, fiquei profundamente abalado com a notícia.
O concerto que seria de solidariedade, agora é de homenagem a este jovem lutador e a todos os que o rodeavam. A totalidade da receita reverterá para ajudar dentro dos possíveis, esta família que tanto sofre e continua a sofrer.
Ó Rúben, apesar de não te ter conhecido, sinto-me na obrigação de manter viva a tua memória com este concerto. Abraço do Tio Zé”.
xa0
Onze anos de luta…
xa0
O Rúben tinha onze anos e sofria de uma doença genética diagnosticada aos dois anos de idade: displasia óssea. Uma doença que, para além de inúmeros problemas de saúde, não lhe permitia crescer como uma criança normal: Rúben pesava somente onze quilogramas e estava a passar por um problema de subnutrição. As despesas com a doença foram imensas e a mãe do Rúben, Maria Madalena - que deixou o seu emprego para poder cuidar do seu filho - não tinha capacidade económica para garantir todos os cuidados de que o Rúben necessitava. O menino acabou por falecer no passado dia 21 de dezembro.