Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Município de Cantanhede adere a 4ª Geração do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social


tags: Cantanhede, Manifestação, Social Categorias: Região sexta, 01 fevereiro 2019

O executivo cantanhedense aprovou, por unanimidade, a manifestação de interesse de adesão ao Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS-4G). Neste momento já foi transmitida a intenção do município ao Instituto de Segurança Social, tendo sido dado o primeiro passo para fazer caminho rumo ao desenvolvimento de ações de intervenção social no concelho.

A ser admitido no CLDS-4G, o Município de Cantanhede irá dispor de um financiamento de 480.000 euros. De acordo com a edilidade, “este montante foi definido em função das vulnerabilidades sociais identificadas nos termos do previsto do Programa CLDS-4G, devendo o projeto a implementar incidir no desenvolvimento de todas as ações obrigatórias previstas para o Eixo 3 e para o Eixo 4, no âmbito da “promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa” e no “auxilio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários”, respetivamente”, tal como esclarece a autarquia em comunicado de imprensa.

Conforme vem sendo hábito, o município atualmente dirigido por Helena Teodósio designou como entidade coordenadora do programa a Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (ADELO), ao abrigo de uma parceria que irá envolver ainda as instituições que integram a Rede Social.

De acordo com a nota de imprensa veiculada pelo Município de Cantanhede, “o plano de ação a implementar será oportunamente elaborado pelo Núcleo Executivo do Programa da Rede Social, após o que será submetido à aprovação do Conselho Local de Ação Social (CLAS), para posteriormente ser submetido à apreciação do Instituto de Segurança Social para validação”.