Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cineteatro Messias recebe “Os Maias” de Eça de Queirós


sábado, 02 fevereiro 2019

“Os Maias” são os primeiros a abrir as portas do Cineteatro Municipal Messias para apresentar uma peça de teatro, no mês de fevereiro. Com a sessão das 15h esgotada desde a primeira hora, a companhia de teatro ETCetera apresenta outra sessão às 21h30.

A narrativa da autoria de Eça de Queirós é conhecida e faz parte do plano de estudos dos alunos de Língua Portuguesa do 11º ano. Em cima do palco, a plateia assistirá a uma peça “fiel à narrativa da época no que toca à linguagem, cenário, figurinos e adereços”, garante a companhia de teatro. O enredo traz a lume a visão de Eça de Queirós sobre a “sociedade de costumes” da época, ao mesmo tempo que se vai relatando o romance vivido entre Carlos da Maia e Maria Eduarda.

“Episódios da Vida Romântica” é este o foco da peça trazida à Mealhada pela companhia de teatro ETCetera. Ao longo de cerca de duas horas, os atores vão dar vida à história da família Maia, tendo como pano de fundo assuntos políticos que remontam ao século XIX, as corridas de cavalos, as tardes passadas no Grémio Literário e os passeios em Sintra.

Das páginas do livro para as tábuas do palco, o público vai poder encontrar as personagens emblemáticas de uma das principais obras da literatura portuguesa. “Através de Carlos da Maia, homem abastado, culto e sedutor, conhecemos João da Ega, a projeção literária de Eça de Queirós, o avô Afonso da Maia, que procura incutir a sua posição conservadora, o aspirante a “chique” Dâmaso Salcede, os Condes de Gouvarinho, espelhos da falsidade da sociedade e incompetência do poder político, e outras personagens que caracterizam a sociedade lisboeta do fim do séc. XIX”, tal como recorda a companhia de teatro na sinopse da peça.

Neste momento ainda estão disponíveis bilhetes para assistir à peça “Os Maias”, cujo público-alvo abrange crianças maiores de quatro anos. O custo dos ingressos é de 6,50 euros, podendo ser feita reserva através do endereço de correio eletrónico do Cineteatro Municipal Messias (teatromessias@cm-mealhada.pt).