Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Protocolo de apoio financeiro ao Carnaval da Bairrada foi assinado


tags: Mealhada, Carnaval, Protocolo Categorias: Região segunda, 04 fevereiro 2019

A Câmara Municipal da Mealhada, a Associação de Carnaval da Bairrada (ACB) e as escolas de samba locais são as outorgantes do novo modelo de protocolo de apoio financeiro para o Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada. Tal como já havíamos noticiado em edições anteriores, a grande novidade é a subsidiação direta às escolas de samba.

“Esta alteração na forma de apoiar o carnaval permite aumentar o valor a receber por cada uma das escolas”, afirma a autarquia em comunicado de imprensa. Se até este ano eram entregues 60 mil euros à ACB de subsidio global, que depois era dividido com as escolas de samba, agora cada escola vai passar a receber “72,5 euros por cada elemento, até 120 elementos, e 20 euros por cada figurante, entre os 121 e 200 elementos, devidamente caracterizado de acordo com o tema ou enredo integrante dos desfiles”, esclarece a autarquia.

Com a assinatura do protocolo, para além de integrar os desfiles de carnaval, os Sócios da Mangueira, o GRES Batuque, o GRES Real Imperatriz e os Amigos da Tijuca comprometeram-se com a autarquia a colaborar na promoção turística do concelho, “nomeadamente com a participação em feiras de turismo e outras atividades, colaborar nos programas de animação cultural desenvolvidos anualmente pela autarquia, participar e colaborar no desfile do Carnaval de Palmo e Meio, bem como prestar todas as informações e apresentar documentos acerca da execução das suas atividades”.

Quanto à ACB, esta mantem a responsabilidade de organizar o Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada e com ela a autarquia estabeleceu outro protocolo, “que prevê a atribuição de 24 mil euros, mantendo-se a clausula de excecionalidade relacionada com o mau tempo e cancelamento de desfiles que permite a atribuição de um valor extraordinário à ACB, até um limite máximo de 24 mil euros”. Para além disso, a Câmara Municipal da Mealhada manterá o apoio logístico e a cedência de instalações à ACB.

Os protocolos entre a autarquia, a ACB e as escolas de samba já foram assinados e encontram-se em vigor até ao último dia deste ano. Desta feita, o Município da Mealhada entende prestar o devido reconhecimento ao “papel fundamental que o Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada tem, há mais de 40 anos, na preservação e divulgação da tradição, essenciais para a preservação da identidade cultural do município”.