Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Escuteiros da Mealhada celebram Promessas no próximo sábado


tags: Escuteiros, Vida Paroquial, Promessas Categorias: Região quarta, 06 fevereiro 2019

O Agrupamento 1037 dos escuteiros do CNE da Mealhada celebrará as promessas de novos escuteiros, no próximo dia 9 de fevereiro. Serão ao todo 18 escuteiros (dois lobitos, cinco exploradores, sete pioneiros e quatro caminheiros), entre crianças, adolescentes e jovens que farão a sua promessa, nas várias etapas de formação, de acordo com a idade.

Estando no ativo na sede do concelho há mais de 30 anos, este movimento de jovens da Igreja Católica já formou centenas de rapazes e raparigas através da pedagogia escutista, assente sobretudo na valorização do grupo, no contacto com a natureza e no dinamismo do jogo. Sem descurar uma formação integral de cada um dos seus membros, os escuteiros privilegiam uma vivência comprometida na defesa do meio ambiente, através de um estilo de vida respeitador da “casa comum” que é a natureza.

Este ano, os cerca de 50 elementos, entre eles oito dirigentes, têm um programa “intenso e diversificado”, mas ao mesmo tempo “apaixonante e exigente”. Segundo Frederico Santos, chefe de agrupamento 1037, “o escutismo não pode dissociar a aventura e a paixão da exigência e da regra, sempre adequada e proporcional a cada idade e a cada circunstância”.

Para este dirigente, as promessas do próximo fim-de-semana “são a afirmação da vitalidade do agrupamento e mais um desafio à responsabilidade e empenho dos dirigentes e dos pais. Mais um momento onde ganhamos força e esperança para continuar nesta missão de educadores, segundo o estilo de Baden Powell”.

 

Fotografia: Promessas de 31 de janeiro de 2015