Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Município de Penacova aposta em parques empresariais para desenvolver o concelho


tags: Empresas, Penacova, Empresas, Desenvolvimento Categorias: Região sábado, 09 fevereiro 2019

Em 2009, a Câmara Municipal de Penacova deu início à construção do Parque Empresarial de Alagoa, porém o espaço ficou, rapidamente, quase lotado. Com comprovado sucesso a nível de crescimento económico, tanto local como regional, e sabendo que as Áreas de Localização Empresarial se encontram quase esgotadas, o município penacovense propõe a amplificação do Parque Empresarial de Alagoa e a criação do Parque Empresarial do Lavradio. Para o efeito, Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, firmou um contrato com a empresa TOPHL – Estudos Topográficos, Lda. para a “Execução e Homologação de Cartografia e Cadastro, Solo Urbanizável, Espaços de Atividades Económicas, na Alagoa e em Área de Atividades Economicas – UOPG 1 – Lavradio”.

“Mesmo com lotes de dimensões diminutas para a instalação de empresas de grandes dimensões conseguimos atrair algumas empresas”, começa por dizer Humberto Oliveira sobre o Parque Empresarial de Alagoa. Entre aquelas que escolheram o local para se relocalizarem ou expandirem, houve também novas empresas a escolher Penacova como sede, opção que o presidente da Câmara Municipal de Penacova justifica com o potencial do espaço, “a sua localização, nas proximidades do IP3, permite aceder a uma via privilegiada de comunicação entre o litoral e o interior do país, sendo mesmo considerado um dos principais itinerários de entrada em Portugal”.

A localização do Parque Empresarial de Alagoa é para Humberto Oliveira uma aposta ganha, uma vez que o autarca afirma que graças às características do local, o concelho recebeu empresas “que, embora de pequena e média dimensão, contribuem de forma significativa para o crescimento da economia local e regional, nomeadamente na criação de emprego”.

Perante as mais-valias do anterior investimento, Humberto Oliveira reforça “a aposta no favorecimento da atividade económica, na atração do investimento, no estar disponível para criar meios de ajuda à inovação e à criação de novas empresas”. Para o executivo liderado por Humberto Oliveira, esta aposta é mais do que uma estratégia, é uma prioridade “quer na criação de condições de atratividade que permitem o combate à desertificação, quer na criação de emprego, o que obviamente se traduz na melhoria das condições de vida das populações locais, mas igualmente se repercute a nível regional”, tal como refere a edilidade em comunicado de imprensa.  

“O desenvolvimento de um concelho passa não só, obviamente, mas também, pelo seu tecido económico, em geral, e empresarial, em particular”, afirma o autarca penacovense. Por isso, o executivo garante trabalhar diariamente de forma afincada para criar condições de atratividade.

Atendendo ao facto de que as atuais Áreas de Localização Empresarial se encontram quase esgotadas, a autarquia anunciou ter começado a trabalhar no projeto de localização de uma nova área, o designado Parque Empresarial do Lavradio, junto do IC6, e na ampliação do Parque Empresarial de Alagoa, com o intuito de permitir “uma maior diversidade na localização de espaços”.

No terreno está a empresa TOPHL – Estudos Topográficos, Lda., que se encontra a fazer a “Execução e Homologação de Cartografia e Cadastro, Solo Urbanizável, Espaços de Atividades Económicas, na Alagoa e em Área de Atividades Económicas – UOPG 1 – Lavradio”. Neste âmbito será elaborada a cartografia dos espaços, à escala de 1/1000, devidamente homologada e o cadastro com plantas parcelares, identificação dos proprietários e identificação da matriz, que posteriormente será a base para os planos de pormenor de loteamento de ambas as áreas.

“Acreditamos que estas novas Áreas de Localização Empresarial ficarão preparadas para acolher empresas com outra dimensão, empresas que permitam alavancar novos investimentos, empresas que compitam no mercado global, que possuam uma matriz tecnológica ou industrial, empresas que se fixem, inovem e contribuam também para o desenvolvimento do país”, declara Humberto Oliveira.

 

Fotografia: Ao centro: Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, na assinatura do contrato com a empresa TOPHL – Estudos Topográficos, Lda.