Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Património doceiro é o foco da próxima edição das 7 Maravilhas


tags: Nacional, Maravilhas, Doces Categorias: Região sexta, 15 fevereiro 2019

Em 2018 o património gastronómico, vínico e cultural de várias regiões do país foi posto em cima da mesa, dando origem à eleição de sete regiões para portadoras do distintivo 7 Maravilhas à Mesa. Este ano, o mote do concurso são os doces de Portugal, para o qual a organização já tem abertas candidaturas, até 7 de março. A grande novidade desta edição é a possibilidade de unir sete candidatos em apenas uma proposta.

No passado dia 12 de fevereiro a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa foi o palco do lançamento da edição deste ano do concurso 7 Maravilhas. Luís Segadães, presidente da 7 Maravilhas, explicou os objetivos e os trâmites do concurso e José Fragoso, diretor da RTP1 e RTP Internacional, apresentou o novo formato televisivo. Nesta cerimónia de apresentação pública também marcaram presença Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP, assim como representantes das instituições que prestam apoio ao projeto, nomeadamente: Antero Jacinto, presidente do Grupo de Setor da Restauração Tradicional; Ana Paula Pais, diretora coordenadora de Formação do Turismo de Portugal; e Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

Catarina Furtado e José Carlos Malato continuam a ser os embaixadores das eleições 7 Maravilhas, assim como os apresentadores das três galas, duas semi-finais e uma grande final, emitidas em direto pela RTP1.

De acordo com informação veiculada em comunicado de imprensa, este ano as categorias a concurso são: Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação.

“Neste projeto olhamos para a doçaria portuguesa com uma perspetiva inovadora”, Luís Segadães., presidente das 7 Maravilhas

Luís Segadães, a propósito da apresentação pública das 7 Maravilhas Doces de Portugal, referiu “neste projeto olhamos para a doçaria portuguesa com uma perspetiva inovadora. Por um lado a criação de novos doces, que exploram produtos endógenos e de época. Por outro lado, valorizamos a formação e a especialização em novas profissões associadas à doçaria e pastelaria portuguesa”. O presidente das 7 Maravilhas, disse ainda que “um dos pilares das 7 Maravilhas tem sido, desde sempre, dar a conhecer as nossas tradições, contribuindo para a sua preservação” e acrescenta “por muito que o projeto se reinvente, a nossa missão mantem-se”.

A oitava edição das 7 Maravilhas em Portugal volta, então, a ganhar outra roupagem e este ano os candidatos são votados por cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, com a emissão de 20 programas em direto, em horário diurno, a realizar nos meses de julho e agosto. Tal como avança a organização do concurso, “haverá nesta fase 7 candidatos por distrito e regiões autónomas, num total de 140 doces candidatos, sendo que de cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semi-finais”.

Esta edição traz uma novidade, a figura do Grande Júri, órgão deliberativo constituído por sete figuras do mundo mediático, que será responsável por repescar oito candidatos, que se irão juntar aos 20 pré-finalistas.

O Grande Júri é a novidade da edição deste ano

Segundo avança a organização do concurso “os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre”. Nas semi-finais vão ser “apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados”, tal como avança a organização do concurso, sendo que “nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces”, acrescentam.

José Fragoso, diretor da RTP1 e RTP Internacional, que esteve presente na cerimónia de apresentação pública da nova edição do concurso, afirmou “a televisão pública associou-se ao projeto das 7 Maravilhas desde a primeira hora”. Nesta edição a RTP reforça o apoio, garantindo “uma saborosa viagem pelo nosso país”. “De norte a sul, Madeira e Açores incluídos, distrito a distrito, as nossas equipas vão procurar a origem e a história dos doces mais emblemáticos do país, sejam recriações de velhas receitas de outros tempos, trabalhados por mãos sábias ao longo dos séculos; sejam novas propostas que juntam a criatividade dos milhares de profissionais de pastelaria à diversidade de produtos endógenos locais, dois fatores que garantem a riqueza e a diversidade da doçaria nacional”, assegurou o diretor da RTP1 e RTP Internacional.

Conforme avança a organização do concurso, a Gala Finalíssima está marcada para 7 de setembro de 2019, a qual será transmitida em horário nobre, pela RTP1. Tal como habitual, dos 14 finalistas apurados, apenas sete serão eleitos pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

 

Fotografia: Catarina Furtado e José Carlos Malato, embaixadores das 7 Maravilhas e apresentadores do formato televisivo