Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cantanhede acolhe prova para Concurso Nacional de Leitura


tags: Cantanhede, Concurso, Leitura Categorias: Região sexta, 15 fevereiro 2019

A Biblioteca de Cantanhede acolheu, no passado dia 12 de fevereiro, a Prova Municipal de seleção para a 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura (2018/2019). Três dos alunos que estiveram a concurso foram classificados para a fase intermunicipal, a qual decorrerá na Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, na Figueira da Foz, no dia 6 de abril.

Os alunos a concurso começaram por realizar uma prova escrita, baseada na leitura prévia do livro de Tim Bowler, “O rapaz que ouvia as estrelas”. Além desta obra, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), outras duas serviram de base às provas de Leitura Expressiva e de Argumentação.

Para avaliar a participação dos alunos a concurso, foi constituído um júri para a Prova Municipal, do qual faziam parte Isabel Nina, coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, João Carlos Cruz, técnico de Serviço Social e escritor (com o pseudónimo de António Canteiro) e Teresa Paixão, bibliotecária municipal.

Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e responsável pelo pelouro da Educação e da Cultura, também esteve presente na cerimónia onde foram anunciados os resultados do concurso. O autarca aproveitou a ocasião para “elogiar esta iniciativa que celebra a leitura, a magia, o enorme potencial e valor da literatura, bem como, destacar a importância do concurso para estimular o gosto e os hábitos de leitura, a paixão por ler e melhorar a compreensão leitra”. Pedro Cardoso referiu, também, o “papel importantíssimo e inestimável dos docentes e bibliotecárias dos Agrupamentos de Escolas envolvidos, o papel da Biblioteca Pública Municipal e, particularmente, os alunos concorrentes, cuja participação neste concurso mostrou verdadeiro empenho, trabalho e vontade de ir mais além, fazendo de todos eles verdadeiros vencedores”.

Depois de avaliados nas provas prestadas, António Seco, Clara Fernandes e Gustavo Moutinho são os alunos que seguem no concurso, desta vez para a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2019. Esta nova fase decorrerá na Figueira da Foz, a 6 de abril, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás.

Esta é a 13ª edição do Concurso Nacional de Leitura, na qual, em Cantanhede, participaram vários alunos dos Agrupamentos de Escolas Marquês de Marialva e Lima-de-Faria. Na generalidade, o público-alvo deste concurso são os alunos de todos os níveis de escolaridade, tendo como principal objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura, assim como a promoção da compreensão leitora dos participantes.

 

Fotografia: Vencedores da Prova Municipal de Seleção, acompanhados do júri e de Pedro Cardoso, vice-presidente do Município Cantanhede