Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Restaurante Rei dos Leitões entre os vencedores dos “Prémios Grandes Escolhas”


tags: Prémios Categorias: Região sábado, 16 fevereiro 2019

A dupla Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues voltou a conquistar mais um prémio para o Restaurante Reis dos Leitões, localizado na Mealhada. O prémio foi entregue no âmbito da cerimónia “Prémios Grandes Escolhas”, que teve lugar no dia 15 de fevereiro, no Centro de Alto Rendimento de Anadia (Velódromo Nacional).

Cerca de 1000 pessoas estiveram presentes na cerimónia organizada pela Revista Grandes Escolhas. Em destaque estiveram os galardoados com os “Troféus Grandes Escolhas” e os produtores dos vinhos que entraram no “Top 30 Grandes Escolhas”, considerados os melhores entre os melhores vinhos provados em 2018.

Resultado da viagem que os redatores e provadores da Revista Grandes Escolhas fizeram de norte a sul do país, incluindo as ilhas, foram encontradas vinhas, adegas, centros de enoturismo, restaurantes, lojas de vinho, wine bars que apresentaram projetos e ideias inovadoras. Neste âmbito foram provadas mais de 4000 referências vínicas, que redundaram na seleção d’”O Melhor de Portugal” e, posteriormente, na escolha dos “Top 30 Grandes Escolhas”.

No que se refere aos “Troféus Grandes Escolhas”, o prémio “Senhor Vinho” foi entregue a Paul Symington, um escocês fixado no Douro, que desenvolveu “o património vinhateiro de um dos maiores associados ao vinho do Porto, a Symington Family Estates, eleita, também ela, como “Empresa Vinhos Generosos”, refere a organização do evento em comunicado de imprensa.

Restaurante da Mealhada ganha “Prémio David Lopes Ramos”

Sobre a mesa, depois de um bom vinho aguarda-se um bom prato e foi em matéria gastronómica que o restaurante da Mealhada, Rei dos Leitões, ganhou o “Prémio David Lopes Ramos”. Licínia Ferreira e Paulo Rodrigues foram distinguidos pela determinação demonstrada no que respeita “à mudança de paradigma na cozinha, com a forte aposta numa carta criativa, sem descurar o típico “Leitão assado à moda da Bairrada” e, muito menos, a qualidade do produto, para além do serviço de excelência e a extraordinária garrafeira”, segundo avança a Revista Grandes Escolhas.

De regresso aos prémios vínicos, o produtor e enólogo António Maçanita conquistou o prémio “Singularidade”, atendendo “aos projetos que tem vindo a implementar no mundo do vinho, assim como pela ousadia, criatividade e determinação demonstrada desde o início da sua carreira profissional, aos 24 anos”, tal como refere a Revista Grandes Escolhas.

O “Troféu Enólogo” foi, este ano, repartido por Celso Pereira e Jorge Alves, justificado com o trabalho desenvolvido por ambos em diferentes produtores e com o projeto Quanta Terra partilhado pelos dois. António Agrellos foi o ganhador do galardão “Enólogo Vinhos Generosos”, pelo Porto Vintage e Tawny da Quinta do Noval “que saíram das suas mãos no ano passado”.

À Quinta do Castro foi entregue o prémio “Viticultura”. Propriedade da família Roquette, esta produtora vínica aposta “numa viticultura de precisão, com profundo respeito pelo terroir”.

Monção e Melgaço, tidos como municípios pertencentes à Região Demarcada dos Vinhos Verdes, são a morada do prémio “Produtor Revelação” e “Produtor”. Miguel Queimado ganhou o “Prémio Revelação, dando relevo ao projeto MQ Vinhos, do qual é mentor, cuja produção está sediada na Quinta do Mato, propriedade da família desde 1683. O galardão “Produtor” vai para o Monte da Ravasqueira, projeto vitivinícola da família Mello em Arraiolos, no Alentejo. A Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, nos Açores, arrecadou o troféu “Cooperativa”, “devido à crescente qualidade e identidade dos vinhos aqui produzidos”.

“Baga Friends” ganham prémio com a promoção da casta rainha da Bairrada

Na categoria “Organização” saiu vitoriosa a associação de produtores “Baga Friends”, “cujo objetivo consiste em promover a casta rainha da Bairrada, bem como impulsionar a região, quer no nosso país, quer além-fronteiras”, de acordo com a organização do evento. Em destaque na categoria “Enoturismo” estiveram as Casas do Coro, em Marialva, “pelo seu forte impacto na área do turismo e, consequentemente, do vinho”, garante a organização do evento.

A Garrafeira 5 Estrelas, localizada em Aveiro, foi a vencedora do prémio “Garrafeira” e o Club del Gourmet do El Corte Inglês recebeu o galardão “Loja Gourmet”. No concelho de Penafiel, a Casa da Viúva, sediada na aldeia de Quintadona, conquistou o distintivo “Wine Bar”.

Novamente no âmbito gastronómico, o restaurante Feitoria, do Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, destaca-se na categoria “Restaurante”, “graças ao estilo depurado da cozinha do chef João Rodrigues que, há dez anos, se mantém de pedra e cal nesta casa”. A grande escolha do “Restaurante Cozinha Tradicional” é a taberna “O Balcão”, do chef Rodrigo Castelo, em Santarém; e o prémio “Restaurante Cozinha do Mundo”, que entra pela primeira vez no menu de distinções, vai para o espaço de restauração dedicado à cozinha chinesa – “The Old House” -, no Parque das Nações. Ainda dentro da categoria da restauração, o prémio “Sommelier” foi entregue a Ivo Peralta, o escanção do Epur, a cozinha do chef Vincent Farges, no Chiado, em Lisboa.

Para fechar a noite, foi apresentado o “Top 30 Grandes Escolhas”. Aqui estão, então, reunidos os melhores néctares de cada região e categoria. “Nesta lista estão um espumante de Trás-os-Montes, três referências vínicas da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, dois dos quais da sub-região de Monção e Melgaço. Há, ainda seis vinhos do Douro – cinco tintos e um branco -, quatro tintos do Dão; dois tintos e um branco da Bairrada; um do Tejo; um da Península de Setúbal; quatro tintos e um branco do Alentejo. Nos generosos constam quatro vinhos do Porto, da categoria Vintage, um vinho Moscatel e um vinho Madeira”.

 

TOP 30 Grandes Escolhas:

  • Vértice Reg. Duriense Espumante Chardonnay branco 2010 (Caves Transmontanas)
  • Expressões Vinho Verde Monção e Melgaço branco 2016 (Anselmo Mendes Vinhos)
  • Soalheiro Primeiras Vinhas Vinho Verde Monção e Melgaço Alvarinho branco 2017 (Vinusoalleirus)
  • Quinta de San Joanne Vinho Verde Superior branco 2015 (Casa de Cello)
  • Chryseia Douro tinto 2016 (Prats & Symington)
  • Mirabilis Douro Grande Reserva tinto 2015 (Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo)
  • Pintas Douro tinto 2016 (Wine & Soul)
  • Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa Douro tinto 2015 (Quinta do Crasto)
  • Quinta do Vale Meão Douro tinto 2016 (F. Olazabal & Filhos)
  • Vale D. Maria Vinha de Martim Douro branco 2017 (Quinta Vale D. Maria Vinhos)
  • Quinta dos Roques Dão Reserva tinto 2015 (Quinta dos Roques)
  • Ribeiro Santo E.T. Dão tinto 2013 (Magnum Carlos Lucas Vinhos)
  • Teixuga Dão tinto 2014 (Caminhos Cruzados)
  • Varanda da Serra Dão tinto 2013 (Ares do Dão)
  • Kompassus Private Collection Bairrada tinto 2013 (Kompassus Vinhos)
  • Luís Pato Vinha Barrosa Bairrada tinto 2015 (Luís Pato)
  • Quinta das Bágeiras Pai Abel Bairrada branco 2016 (Mário Sérgio Alves Nuno)
  • Falcoaria Do Tejo Grande Reserva tinto 2015 (Quinta do Casal Branco)
  • António Saramago Reg. Península de Setúbal Superior tinto 2013 (António Saramago Vinhos)
  • Dona Maria Alentejo Grande Reserva tinto 2013 (Júlio Bastos)
  • Esporão Private Selection Alentejo Garrafeira tinto 2013 (Esporão)
  • Herdade do Rocim Clay Aged Alentejo tinto 2016 (Rocim)
  • Incógnito Reg. Alentejano tinto 2014 (Cortes de Cima)
  • Procura Reg. Alentejano branco 2016 (Susana Esteban)
  • Dow’s Porto Vintage 2016 (Symington Family Estates Vinhos)
  • Graham’s The Stone Terraces Porto Vintage 2016 (Symington Family Estates Vinhos)
  • Quinta do Noval Nacional Porto Vintage 2016 (Quinta do Noval Vinhos)
  • Taylor’s Porto Vintage 2016 (Taylor Fladgate & Yeatman)
  • Bacalhoa Moscatel de Setúbal Superior 20 anos 1997 (Bacalhôa Vinhos de Portugal)
  • Cossart Gordon Madeira Bual 1989 (Madeira Wine Company)

 

Fotografia: Paulo Rodrigues e Licínia Ferreira, proprietários do restaurante Rei dos Leitões.