Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Comunidade educativa da Mealhada reflete sobre os desafios do século XXI


tags: Mealhada, Encontro, Educação, Mealhada, Mealhada, Mealhada sábado, 23 fevereiro 2019

A Mealhada promove há 10 anos um “Encontro com a Educação”. Este ano o tema em análise para a comunidade educativa é “Professores e Alunos para o século XXI: Desafios e Competências”. O espaço de reflexão será o Cineteatro Municipal Messias, no próximo dia 16 de março, a partir das 9h00.

O foco desta iniciativa é a definição de qualidade do ensino, em contraponto àquele que foi, durante muito tempo, o “calcanhar de Aquiles” do setor escolar: o abandono escolar.

Hoje, impõe-se assegurar a qualidade nas infraestruturas escolares, mas não só. Torna-se também importante garantir a qualidade das “competências científicas e pedagógicas – estas, mais do lado do professor – e as competências relacionais e cívicas, cabendo estas não só ao docente, como ao aluno, aos pais e a toda a comunidade educativa”, considera a autarquia em comunicado de imprensa.

Tal como nas edições transatas, para esta edição está prevista a intervenção de oradores e pedagogos que se vão propor a desconstruir o tema central em vários subtemas, nomeadamente, a tecnologia e novas metodologias ligadas ao ensino.

O programa terá início às 9h00, sendo que a primeira conferência, subordinada ao tema “Professores e Alunos para o Século XXI: Desafios e Competências”, tem início marcado para as 10h00. De seguida decorrerá um momento cultural, que antecede à intervenção de Sabino Soares, professor candidato ao Global Teacher Prize, agendada para as 11h, sob o tema “Mindful”. Posteriormente, está previso um tempo de debate, que antecede à pausa para o almoço, depois do qual, pelas 14h30, João Cravinho, coordenador da 6.ª Comissão do Conselho Nacional de Educação, se propõe falar sobre “A Educação na escola e ao longo da vida na era digital”. “Uma educação para o século XXI” é o último tema a ser debatido. José Matias Alves, membro da Universidade Católica Portuguesa, será o orador deste tema, lançado à discussão a partir das 15h.

Esta formação é creditada e a inscrição para o 10º “Encontro com a Educação” pode ser feita através do preenchimento da ficha de inscrição que está disponível em https://goo.gl/forms/3ebi6ADKAnJfMw1z2, pelo envio da inscrição para o endereço de correio eletrónico (educação@cm-mealhada.pt) ou através de entrega direta nos serviços do Setor de Educação.

Conforme avança o Setor de Educação da Câmara Municipal da Mealhada, responsável pela organização do evento, a participação nesta formação pode ser gratuita, caso não pretendam almoçar, ou ter um custo de 10 euros, manifestando intenção de almoçar na Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL).