Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Pocariça recebe 9ª edição da BTT Rota de S. Tiago


tags: BTT, Pocariça, Prova Categorias: Desporto terça, 12 março 2019

A Pocariça (Cantanhede) recebeu, no passado dia 3 de março, mais de 500 atletas para disputar a IX BTT Rota de S. Tiago. Esta competição, cuja organização esteve a cargo da Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Pocariça e Arrôtas (ADRCPA), foi a primeira pontuável para a Taça Regional de XCM da Associação de Ciclismo da Beira Leitoral, onde o atleta Bruno Sancho, da equipa Korpo Activo BTT/U.D. Lorvanense, se sagrou vencedor.

Conforme avança a organização, esta competição estava dividida em dois percursos: um de cerca de 70 km, que consideraram Maratona, e outro de cerca de 45 km, considerada Meia Maratona. Tal como refere a ADRCPA, os percursos apresentaram um “desnível moderado”, cuja dificuldade técnica média foi considerada para dar início “à época oficial dos atletas federados”, tendo sido também a primeira prova pontuável da Taça Regional XCM do Centro.

Partindo das Piscinas Municipais de Cantanhede com destino à Pocariça, os atletas “demonstraram enorme brio, desportivismo e espírito de compromisso, completando na sua maioria os respetivos percursos”, considera a organização do evento desportivo.

Bruno Sancho demonstrou ser o melhor na Maratona, tendo concluído a prova em 2h15m, seguindo-se-lhe João Mano (GDC/PABOL) e Fábio Pedrosa, corredor da Casa do Povo de Abrunheira que conquistou o terceiro lugar do pódio.

Na meia-maratona masculina, Gonçalo Pires, da Trepanelas/PRIFER, foi o mais rápido, concluindo a prova em 1h33. Afonso Eulálio, do Korpo Activo BTT/U.D. Lorvanense, ficou em segundo lugar e João Gomes, da equipa Padeirinhas sobre Rodas, em terceiro. Por outro lado, na competição feminina, foi Nádia Rodrigues Mendes, da equipa Anjos da Pedra – Fátima BTT Club, a levar a melhor sobre as adversárias, cumprindo a prova em 1h45m. Patrícia Vieira Rosa, da mesma formação, ficou em segundo lugar e, em terceiro, ficou em Ana Raquel Santos, da Trepanelas/PRIFER.

Terminada a competição, os corredores usufruíram de um “repasto na sede da Associação Musical da Pocariça, com especial destaque para o típico Leitão à Bairrada, sempre bem regado pelo delicioso vinho da região e onde os atletas puderam conviver e fomentar o espírito saudável de competição”, de acordo com a organização.

O evento desportivo contou com o apoio de vários patrocinadores e entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Cantanhede, a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e a Associação Musical da Pocariça, a quem a organização deixa uma palavra de agradecimento, bem como à população da Pocariça e aos cerca de cem voluntários que contribuíram para a realização da IX BTT Rota de S. Tiago.

Créditos Fotográficos: Kabazuk Photography