Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cantanhede participa na Hora do Planeta e desliga as luzes dos edifícios municipais este sábado


tags: Cantanhede, Cantanhede, Cantanhede, Hora, Planeta Categorias: Região terça, 26 março 2019

No próximo dia 30 de março, o Município de Cantanhede vai desligar as luzes das infraestruturas municipais, entre as 20h30 e as 21h30, para assinalar a “Hora do Planeta”, dinamizada pela World Wide Fund For Nature (WWF), organização independente, tida como a mais importante a nível mundial, no que se refere à conservação da natureza.

O Município de Cantanhede junta-se à “Hora do Planeta” através da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). Subscrita a proposta da ANMP, a edilidade compromete-se a desligar as luzes do edifício dos Paços do Concelho, do Museu da Pedra, da Casa Municipal da Cultura, Biblioteca Municipal, Casa Francisco Pinto, do Estaleiro Municipal, das Piscinas Municipais e da INOVA Empresa Municipal. Além deste compromisso, a autarquia cantanhedense afirma estar “a acionar mecanismos para mobilizar outras entidades a participarem, bem como empresas e cidadãos”.

Para a autarquia cantanhedense, a “Hora do Planeta” é uma “ação simbólica”, através da qual mostram a harmonia do município com os objetivos da ação, nomeadamente, no que respeita à promoção do desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, à prevenção e à solução dos problemas ambientais. O executivo afirmou ainda que tem desenvolvido várias ações orientadas para a mesma finalidade, sendo a “Hora do Planeta” apenas mais uma.

Em harmonia com a WWF, a Associação de Natureza Portugal (ANP) incentiva todos os municípios do país a zelarem, de modo geral, pela “conservação da biodiversidade nacional e ecossistemas florestais, a proteção da biodiversidade marinha e a promoção da sustentabilidade das pescas, a conservação dos ecossistemas de água doce e seus recursos hídricos”.

A “Hora do Planeta” é uma ação que acontece em todo o mundo e nas edições anteriores edifícios e monumentos de todo o mundo, da Ásia ao Pacífico, passando pela Europa, África e a América do Norte e Sul, ficaram às escuras. Em Portugal este movimento, de acordo com a autarquia cantanhedense, tem crescido exponencialmente, juntando-se à celebração do planeta Terra.

 

Fotografia: Câmara Municipal de Cantanhede