Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Faleceu Manuel Augusto Rodrigues


Categorias: Região sexta, 16 dezembro 2016

Faleceu esta noite o Professor Manuel Augusto Rodrigues, com 80 anos, há muitos anos residente na Pampilhosa, natural de Penela. O corpo do antigo professor da UC, que faleceu na Pampilhosa, será levado durante o dia de hoje para a capela da universidade, onde estará a partir das 17h. Amanhã, sábado, haverá uma celebração religiosa, pelas 09h30, seguindo-se o funeral para Penela, chegando pelas 11h30 à sua terra natal. Foi colaborador do Jornal da Mealhada, bem como sua esposa, Alice Godinho, que ainda o é.

Manuel Augusto Rodrigues era formado em Teologia e Ciências Bíblicas e Línguas Semíticas, respetivamente pela Pontifícia Universidade Gregoriana e pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1955-1962). Frequentou ainda a École Biblique et d’Archéologie Française de Jerusalém (1962-1963).

Em 1963, foi convidado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra como professor extraordinário além do quadro para reger a cadeira de História do Cristianismo. Doutorou-se em 1975 em História da Cultura Medieval e Moderna com a defesa da tese "A Cátedra de Sagrada Escritura na Universidade de Coimbra (1537-1640)". Prestou provas para professor extraordinário em 1978 e para professor catedrático em 1980.

Teve a seu cargo diversas disciplinas como História da Cultura Moderna, Antiguidade Oriental, História da Península Hispânica, História da Universidade de Coimbra, História das Religiões e Línguas e Culturas Árabe e Hebraica. Dirigiu várias teses de mestrado e de doutoramento. É autor de mais de duas centenas de estudos sobre Exegese Bíblica, História da Teologia e da Igreja, Línguas Semíticas, Humanismo e História da Universidade de Coimbra, áreas em que tem desenvolvido as suas investigações em arquivos e bibliotecas nacionais e estrangeiros.

Entre os cargos exercidos contam-se o de Pró-Reitor para as comemorações dos 700 anos da Universidade de Coimbra (1990-1994) e o de Diretor do Arquivo desta Universidade (1980-2003). Era membro de várias academias e instituições portuguesas e estrangeiras. O extinto era irmão de Manuela Rodrigues, que foi membro da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Penela (pós-25 de Abril de 1974).

xa0

À família, o Jornal da Mealhada endereça as suas sinceras condolências.