Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Via-Sacra realiza-se no Parque da Cidade da Mealhada no Domingo de Ramos


tags: Mealhada, Via-Sacra, Quaresma Categorias: Região quinta, 28 março 2019

Via-Sacra ou caminho da cruz é assim que se chama o exercício que os cristãos fazem, nomeadamente na Quaresma, e que consiste em reviver o caminho percorrido por Jesus, com a cruz às costas, desde o Pretório até ao Monte Calvário. Este exercício, que se estende a todos aqueles que o queiram vivenciar, decorrerá no próximo dia 14 de abril, Domingo de Ramos, no Parque da Cidade da Mealhada, a partir das 21h.

Com a envolvência dos fiéis das Paróquias de Barcouço, Casal Comba, Mealhada, Vacariça e Ventosa do Bairro, dirigidas pelo Padre Rodolfo Leite, a via-sacra pública irá permitir percorrer mentalmente e através de orações específicas o caminho da Paixão de Cristo até à morte na Cruz. Este exercício de fé é também encarado como uma forma de viver em pleno o tempo de preparação para a Páscoa, que este ano se celebra a 21 de abril.

O percurso da via-sacra é constituído por 14 estações, nas quais estão representadas as cenas da Paixão de Cristo. Por ordem, as estações da via sacra levam a recordar e meditar sobre: a condenação de Jesus à morte; o transporte da cruz às costas de Jesus; a primeira queda de Jesus; o encontro de Jesus com a mãe; a ajuda dada por Simão de Cirene a Jesus; Verónica limpa a face de Jesus; a segunda queda de Jesus; o encontro de Jesus com as mulheres de Jerusalém; a terceira queda de Jesus; o despojamento de Jesus da roupa que trazia vestida; a pregagem de Jesus na cruz; a morte de Jesus na cruz; a descida de Jesus da cruz; e a colocação de Jesus num sepulcro.

Ainda que não integre a estrutura tradicional da Via-Sacra, o Papa João Paulo II sugeriu a criação da 15ª estação, alusiva à ressurreição de Jesus. Esta estação, de cariz opcional, está atualmente representada em Fátima, no lugar dos Valinhos, próximo do local onde se refere que aconteceu uma das aparições de Nossa Senhora de Fátima.

Para os cristãos, a preparação para a Páscoa é o tempo nobre que prima pela reflexão e por atitudes de conversão. Na igreja, sucedem-se momentos de oração, de Adoração ao Santíssimo, vias sacras realizadas por cada grupo ou movimento paroquial, na busca incessante de estar mais perto de Jesus Cristo. Mas para além dos habituais ritos religiosos, a comunidade paroquial da Mealhada, e todos aqueles que se quiserem juntar a ela, terão oportunidade de presenciar um momento musical, protagonizado pelo Grupo Vocal Ançãble.

Este “Concerto de Ramos”, organizado pelos grupos sociocaritativos da Mealhada, está marcado para o dia 13 de abril, no dia anterior ao Domingo de Ramos, pelas 21h30, e terá entrada livre, limitada aos lugares disponíveis na Igreja de Santa Ana, na Mealhada.