Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Acordo intermunicipal de gestão de águas em cima da mesa


Categorias: Região quarta, 01 março 2017

Na reunião do executivo do passado dia 21 foi ainda discutido um possível acordo entre os Municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Mealhada, Penacova e as Águas de Coimbra SA. Este acordo prevê obras de melhoramentos do sistema de distribuição de água pelas Águas de Coimbra. Caso o Município opte por não integrar esta rede, os investimentos terão que ser próprios.

Em termos de benefícios podem contar-se os já falados melhoramentos, a existência de um piquete 24 horas, partilhado por todos os municípios, um call center de serviço a todos e instalado em Coimbra e todos os custos partilhados entre os municípios.

“Se entrarmos neste sistema, as Águas de Coimbra podem exigir que toda a rede de abastecimento seja feita por eles, o que no nosso caso pode levar a um aumento dos tarifários porque, até então, conseguimos equilibrar estes valores com a captação de nascentes próprias e que não implica custos”, explicou Rui Marqueiro, presidente da autarquia. O edil deixou o assunto no ar para ser refletido e para se voltar a discutir mais tarde, pois poderá trazer vantagens, mas também desvantagens para o concelho.

Arminda Martins, vereadora, disse ainda que, sendo feita a gestão em grande escala, alguns custos poderão ser mais baixos, no entanto não é da opinião de deixar de ser feita captação de água no Luso. Rui Marqueiro avançou ainda que vai pedir uma reunião com Carvalho dos Santos, presidente do Conselho de Administração das Águas de Coimbra SA, para obter mais algumas explicações.