Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Confraria dos Rojões da Bairrada cumpriu o seu IV Capítulo em Cantanhede


Categorias: Região terça, 21 março 2017

A Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha, na continuação dos objetivos que assumiu como Missão: “Preservar, promover e divulgar os Rojões da Bairrada, assim como outras iguarias genuinamente locais e tradicionais que sejam produtos diferenciadores das demais regiões, podendo constituir uma alavanca para o desenvolvimento socioeconómico local”, levou a efeito, no dia 11 de março, a sua IV Grande Cerimónia Capitular, este ano, na Cidade de Cantanhede.

O evento, que teve a colaboração de várias entidades, entre as quais a Câmara Municipal e a Adega Cooperativa de Cantanhede, contou com a presença de 49 Confrarias, que trouxeram até nós de 200 pessoas, confrades e acompanhantes, vindas de todo o país e do estrangeiro.

O dia começou pelas 9h15, na Câmara Municipal, mais precisamente nos Claustros, cuja ancianidade é evidente, com a receção aos convidados e pequeno-almoço, oportunidade para os visitantes degustarem produtos confecionados com receitas regionais. A meio da manhã, no Salão Nobre, lotado, houve uma cerimónia de boas vindas, com uma intervenção do Presidente do Município, João Moura. Seguiu-se a tradicional foto de família, à frente do edifício da Câmara e, posteriormente, o desfile das confrarias, exibindo o seu estandarte bem erguido, num colorido de trajes, num percurso até ao Centro Paroquial de S. Pedro.

Aqui, à semelhança do que aconteceu nos concelhos onde já decorreram outros Capítulos, procedeu-se à Cerimónia de Entronização da Câmara Municipal como confrade de Honra, na pessoa do seu Presidente João Moura, bem como dos novos confrades efetivos, nomeadamente Maria de Fátima dos Santos Soares e João Carlos Moreira, ambos de Oliveira do Bairro; Luís Manuel Moutinho Marques da Mealhada; Manuel Joaquim Santos Figueiredo de Águeda; Carlos Navega Moreira e Fausto Pinheiro Maia, ambos de Cantanhede; Vitorino Alves Rocha de Vagos e Celso Pinto Ferreira dos Santos de Aveiro.

Finalmente havia chegado a hora da degustação dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha no acolhedor salão que a Adega Cooperativa de Cantanhede colocou à disposição, tendo a Confraria, no seguimento dos seus objetivos programáticos, divulgado os excelentes vinhos ali produzidos.

Todo este trabalho, assumido pela Confraria, foi inteiramente executado pelos confrades, que receberam rasgados elogios dos convidados, tendo muitos deles demonstrado surpresa pela qualidade dos vinhos da Bairrada e pelos produtos aqui confecionados, desde os rojões às características sobremesas.

Foi um acontecimento que cumpriu os seus objetivos, para prestigio da Confraria do Rojões e da própria Bairrada, para além de dar a conhecer a cidade de Cantanhede. É caso para dizer: “Se confecionares com paixão, terás prazer na degustação”.