O projeto Q+ Em Rede foi apresentado em fevereiro à Rede Social do Município da Mealhada. O que é? É o criar de uma oportunidade de, a custos reduzidos, uma Instituição (com ou sem fins lucrativos) integrar uma equipa com vista a implementar o Sistema de Gestão da Qualidade nas Respostas Sociais mediante a NP EN ISO 9001:2015 e/ou Nível B dos Manuais da Segurança Social, através do projeto Q+ em Rede, cumprindo assim todos os requisitos da Segurança Social em potenciais visitas de acompanhamento/fiscalização.
Este projeto tem a duração de sete meses, composto por seis reuniões presenciais (uma por mês), uma visita de acompanhamento e uma auditoria interna (no final do projeto). Cada Instituição parceira poderá ser representada por três técnicos (fixos ou rotativos), os quais receberão um certificado de participação com as horas de frequência no projeto, no âmbito da formação profissional. A conceção de documentação de acordo com a realidade institucional e reforço das competências aos técnicos para cumprirem a legislação em vigor, são alguns dos objetivos do projeto Q+ em Rede.
A proposta que chegou à Câmara Municipal foi a de um pedido de apoio para todas as IPSS do concelho que quisessem aderir. Assim sendo, cada instituição tem uma contribuição de 250 euros, por parte do Município, para integrar o projeto, sendo que o custo total é de 980 euros. O primeiro valor é apenas para a consultoria para cada instituição obter a certificação, o custo de implementação é por conta de cada uma. Até agora já aderiram duas IPSS do concelho, no entanto o Município acredita que poderão aderir todas, com um impulso deste apoio da autarquia.