Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Associação de Futebol de Aveiro assinala 95 anos de história com o lançamento de um livro


tags: Livro, AFA, Celebração Categorias: Desporto sexta, 05 abril 2019

“AFA – A Caminho dos 100 anos”. Este é o nome da obra da autoria da jornalista Cláudia Oliveira e que vai ser apresentado este sábado, pelas 16h30, no Estádio Municipal de Aveiro, no âmbito das comemorações dos 95 anos de história da Associação de Futebol de Aveiro (AFA).

As histórias e as personalidades da AFA vão ser eternizadas numa obra que será apresentada ao público na presença de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e do neto de Mário Duarte, fundador da associação, Manuel Alegre, a quem caberá fazer a apresentação da obra.

De modo geral, mais do que a história da AFA, a obra “procura retratar a chegada do futebol a Portugal, a sua afirmação e o surgimento das associações de futebol, sendo que a de Aveiro, criada a 22 de setembro de 1922, foi uma das primeiras a ser instituída”, segundo avança a AFA em nota de imprensa.

No âmbito da Associação de Futebol de Aveiro, o livro de Cláudia Oliveira fala das “lideranças da AFA, vultos do desporto-rei em Aveiro, histórias e peripécias, o crescimento, a caracterização das modalidades e o pioneirismo da associação, sem nunca esquecer a sua razão de ser: os clubes”, conforme avança a mesma fonte.

Este ano, para além de a AFA assinalar 95 anos de existência, celebram-se também os 150 anos do nascimento de Mário Duarte, fundador e primeiro presidente da AFA. “Homem emblemático de Aveiro e figura distinta de Portugal”, é sobre ele que também se fala na contracapa do livro que vai ser apresentado amanhã: “os bisnetos do fundador da fábrica da Vista Alegre, estudantes em Inglaterra, trouxeram para Ílhavo uma bola e o gosto pelo futebol. Também António Colheiros, grande amigo de Mário Duarte, trouxe a “redondinha” de Inglaterra e com ela começou-se a jogar futebol em Óis do Bairro, em 1890. O futebol reunia adeptos em Aveiro e daí até Mário Duarte ter impulsionado a criação da AFA foi... um remate certeiro!”

Certeira será também a assinatura de um contrato de comodato dos terrenos envolventes ao Estádio Municipal, entre a Câmara Municipal de Aveiro e a AFA, na mesma cerimónia. Seguida à qual, vão ser homologados os torneios interfreguesias com as autarquias de Águeda, Mealhada, Oliveira do Bairro, Murtosa e Ílhavo, o Campeonato da Associação de Veteranos de Terras de Santa Maria e o protocolo de colaboração com edilidade de Santa Maria da Feira, para a realização da festa do futebol feminino de sub-19, com periodicidade anual.

Lembramos que a celebração dos 95 anos da AFA teve inicio no passado dia 17 de março, com o Jogo das Estrelas, realizado em Oliveira de Azeméis, estando previstas mais iniciativas ao longo de todo o ano.

 

Fotografia: Livro “AFA – A Caminho dos 100 anos”