Cantanhede nas Comemorações do Aniversário da Brigada Mecanizada

Integrado no programa de atividades para o ano 2017, o Núcleo de Cantanhede, marcou presença, com 52 pessoas no dia 06 de abril de 2017, nas Comemorações do 39º Aniversário da Brigada Mecanizada, com uma cerimónia que juntou na pista de aviação do Campo Militar de Santa Margarida militares, ex-militares, civis e autarcas. O momento solene foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, general Frederico Rovisco Duarte, e incluiu discursos, homenagens, condecorações, desfile das tropas em parada e a atuação da Banda do Exército.
xa0Neste dia 06 de abril, Dia da Unidade, voltou a evocar-se a Batalha de Atoleiros travada em 1384 pelo patrono desta unidade militar, o Condestável D. Nuno Álvares Pereira.
A divisa “Feitos farão tão dignos de memória”, inspirada nas palavras de Luís de Camões, esteve presente ao longo da manhã em que se cantou o Hino Nacional e se gritou “presente” durante a homenagem aos militares caídos em combate, com a presença do capelão Paulo Carmo. A Pátria e o passado também estiveram presentes nos discursos proferidos pelo general Frederico Rovisco Duarte e o Comandante da Brigada Mecanizada, major-general Luís Nunes da Fonseca.
As forças em parada estavam compostas pelo Comando do Campo militar de Santa Margarida, Companhia de Transmissões, Companhia de Engenharia Pesada, Bateria Antiaérea, Esquadrão de Reconhecimento, Batalhão de Apoio de serviços, Grupo de Artilharia de campanha15,5 AP, Grupo de carros de Combate,2ºBatalhão de infantaria mecanizado, Batalhão de infantaria mecanizado de Lagartas, Banda e Fanfarra do Exército. O Guião do Núcleo esteve durante toda a cerimónia formado ao lado da tribuna principal.
O desfile das Forças em parada (apeadas e montadas) representou uma amostra dos meios disponíveis e da capacidade da força da Brigada Mecanizada, a qual proporcionou a todos os presentes a oportunidade de observarem o que de melhor existe no exército português, a nível de viaturas de lagartas. A Brigada Mecanizada é a única força que dispõe de viaturas Blindadas de lagartas. No fim da cerimónia militar teve lugar o almoço convívio que decorreu em Constância Sul, no restaurante Pezinhos no rio, ponto alto também desta atividade a travessia por Barco do rio Tejo. A Direção do Núcleo está agradecida ao Comando do CMSM pela forma digna e exemplar como recebeu e acolheu os ex-combatentes, sócios, familiares e amigos deste Núcleo.
Este tipo de convívio estimula e cimenta a camaradagem e aprofunda todo o passado no sentido que recordar, desperta a vontade de ultrapassar as dificuldades do dia-a-dia em que conviver e participar vale a pena. De regresso a casa ainda houve oportunidade para contemplar a grandiosidade do Convento de Cristo em Tomar. Em ambiente de descontração, alegria e camaradagem, todos reconhecem a importância destas atividades para a manutenção do seu bem-estar. A atividade saldou-se de forma bastante positiva, para o Núcleo de Cantanhede da liga dos Combatentes a sua imagem sai prestigiada e reforçada com a vontade e desejo de podermos repetir para o ano, com a participação de todos os combatentes, familiares e amigos que nos acompanham neste percurso. Para todo um bem-haja.