Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Volta à Bairrada fez a Mealhada parar


Categorias: Região quarta, 26 abril 2017

A 4ª edição da Volta à Bairrada- 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada é, este ano, a prova de abertura da Taça de Portugal e contou com as principais equipas e atletas das categorias de elites e sub-23. A Volta à Bairrada - 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada ganhou assim motivos acrescidos de interesse já que é o ponto de partida da Taça de Portugal e integra a primeira etapa da Taça de Portugal de Paraciclismo.

O espanhol Antonio Angulo (LA Alumínios-Metalusa BlackJack) conquistou a 2.ª etapa e a geral da Volta à Bairrada em bicicleta, assumindo o comando da Taça de Portugal de elite. Antonio Angulo foi o melhor do grupo de 13 corredores que se formou no início da tirada, que ligou o Luso à Pampilhosa do Botão, cumprindo os 170,3 quilómetros da segunda etapa em 04:04.17 horas. Jesus Ezquerra, do Sporting Tavira venceu a primeira etapa entre a Mealhada e Casal Comba, num total de 147 km.

As três contagens de montanha da primeira metade da etapa foram aproveitadas pelos rivais do Sporting-Tavira para ´eliminar´ o camisola amarela, o espanhol Jesús Ezquerra, com o ´mini-pelotão´ que discutiu a etapa a formar-se aí.

Estando dois ´sprinters´ no grupo, Samuel Caldeira (W52-FC Porto) e Daniel Mestre (Efapel), os adversários tentaram surpreender de longe, com o combativo Domingos Gonçalves (RP-Boavista), que já tinha andado em fuga no dia anterior, a tentar a sua sorte, mas a ser alcançado nas últimas centenas de metros.

No ´sprint´ final, Antonio Angulo foi mais eficaz, comemorando o triunfo, à frente de Caldeira e Mestre, que terminaram com o mesmo tempo. "A ideia era discutir a Volta à Bairrada com o César Fonte. Mas vi-me na frente numa corrida louca, alcançando uma vitória há muito ambicionada", disse Antonio Angulo, à Agência Lusa, após cortar a meta.

A vitória na geral da Volta à Bairrada valeu ao espanhol do LA Alumínios-Metalusa BlackJack o comando da Taça de Portugal: Angulo tem 100 pontos, mais 13 do que Daniel Mestre, que foi segundo na Volta à Bairrada a oito segundos, e mais 20 do que Xuban Errazquin, que foi terceiro a 11 segundos.

O basco da RP-Boavista, além do terceiro posto no ´ranking´ absoluto, comanda a classificação nos sub-23. O segundo melhor jovem é César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) e o terceiro é Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass). Na geral por equipas da Taça de Portugal, o W52-FC Porto está na primeira posição.

xa0

O circuito, este ano, levou os corredores a passarem por três vezes em cada uma das seis freguesias. O início foi na Mealhada e o final da prova na Pampilhosa. Este tipo de prova, assente em circuitos, é uma tendência europeia que reveste a prova de maior espetacularidade já que o público tem oportunidade de assistir à corrida do início ao fim.

A Volta à Bairrada, organizada pela Câmara Municipal da Mealhada em parceria com a Associação de Ciclismo de Aveiro e a Federação Portuguesa de Ciclismo, resultou do esforço financeiro da Autarquia da Mealhada, do apoio das Juntas de Freguesia do concelho da Mealhada e do patrocínio de diversas empresas da região de vários setores, da hotelaria e restauração à indústria, passando pelo comércio e serviços.

A luta pela conquista das camisolas dos patrocinadores foi um dos pontos de interesse. A Camisola Amarela – Cértoma foi entregue ao Vencedor Absoluto; a Camisola Azul – CNI para o vencedor da Montanha; a Camisola Rosa – Elétrica do Cértoma foi entregue ao vencedor das Metas Volantes; a Camisola Branca – Rei dos Leitões foi para o vencedor da categoria Juventude, a Camisola Vermelha – Auto Reparadora para premiar o vencedor do Sprint Especial, a Camisola Verde – MCoutinho foi, para o vencedor por pontos, a camisola Branca e Vermelha – Measindot foi atribuída à melhor equipa inscrita na Associação de Ciclismo da Beira Litoral e finalmente a Camisola Laranja – Segurmeira/ Generali foi atribuída ao ciclista que mais se destacar na etapa.

Tendo em conta que este ano a Volta à Bairrada contou com a primeira etapa da Taça de Portugal de Paraciclismo, a Autarquia convidou a APPACDM - Centro Social de Santo Amaro de Casal Comba para a apresentação da competição e, com a colaboração da empresa Certoma, foi oferecida à instituição uma bicicleta.