Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mosteiro de Lorvão acolhe amanhã serão da Mulher na Igreja


Categorias: Região quinta, 27 abril 2017

O Mosteiro de Lorvão custodia, há mais de sete séculos, as preciosas relíquias dos corpos das Santas Rainhas Teresa e Sancha de Portugal, mulheres à frente do seu tempo, as Santas Rainhas sintetizam, em poliédricas dimensões, o génio feminino.

E, foi nelas que se buscou a fonte de inspiração para um conjunto de cinco serões, em que o Mosteiro de Lorvão, nos convoca para que, nas últimas sextas-feiras de cada mês, de janeiro a maio, se reflita, no pressuposto mais profundo de, como recentemente recordou o Papa Francisco, “a Igreja é uma mulher, não é ‘o’ Igreja, é a esposa de Jesus Cristo. [...] Não existe Igreja sem esta dimensão feminina, porque ela mesma é feminina” (1.11.2016).

Neste horizonte se inscreve a constelação de reflexões que nestas noites brilharão no mosteiro lorvanense e, no desejo de delinear mais expressivamente o rosto feminino da Igreja, a Paróquia de Lorvão, com o patrocínio oficial do Município de Penacova e com o apoio de diversas entidades culturais locais e diocesanas, convidou cinco mulheres que aportarão o seu testemunho pessoal nas mais variadas dimensões: familiar, profissional, política, social, artística e, claro, religiosa.

Como relata a hagiografia de Teresa de Portugal, o equilíbrio exigente entre a vida profissional, a vida familiar, a participação social e política é tarefa própria para os heróis das virtudes. Na centúria de 1200 e nos nossos dias. Este e outros temas serão abordados nestas noites.

O evento “Serões no Mosteiro de Lorvão no feminino” continua no próximo dia 28 de abril, pelas 21h15, com o tema “A Mulher na Igreja”, com Inês Vasconcelos como convidada a que se seguirá um momento musical pela Escola Diocesana de Música Sacra.

xa0

PROGRAMA

28 de abril de 2017 – 21h15 | “A Mulher na Igreja”

Convidada: Inês Vasconcelos | Assistente na Capelania Hospital do CHUC

Momento musical: Escola Diocesana de Música Sacra

xa0

26 de maio de 2017 – 21h15 | “A Mulher na Cultura”

Convidada: Teresa Salgueiro | Cantora

Momento musical: Escola de Música de São Teotónio