Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

José Luís Peixoto vem cultivar a leitura ao Luso


Categorias: Região quinta, 27 abril 2017

O escritor José Luís Peixoto partilhará um encontro com o projeto ‘Cultiva a Leitura com…’ da Junta de Freguesia de Luso. É já no próximo dia 28, pelas 21h, no Posto de Turismo Luso-Bussaco. Durante a tarde, pelas 16h, o autor vai ainda plantar uma árvore na Mata Nacional do Buçaco.

Todos os anos o projeto terá um autor em destaque, para o ano de arranque o escolhido foi José Luís Peixoto, isto por ser um escritor com muito apego à sua terra e suas gentes, bem como o seu o facto de o seu sentido de comunidade ser muito forte.

Dentro das atividades planeadas está o Cantinho da Leitura, com o apoio das entidades parceiras (Fundação Mata do Bussaco, Fundação Luso, Atlético Clube do Luso, Luso Ténis Clube, Centro Escolar do Luso e o Centro Melo Pimenta) que se baseia na leitura de um texto de cerca de cinco minutos e a partilha de ideias do mesmo. Acontecem ainda Os Encontros Improváveis, uma série de marcadores de livros que estão espalhados pelo Luso com excertos de todas as obras de José Luís Peixoto, numa ideia de levar a leitura às pessoas.

No Cultiva a Leitura com… serão ainda dinamizados concursos de fotografia, desenho e escrita, em que a população não só participa como é chamada a escolher e participar na eleição dos vencedores. A reabertura da biblioteca no Posto de Turismo de Luso serve não só para trazer este novo serviço à população como também para voltar a atrair as pessoas para o edifício.

No verão serão organizadas bibliotecas na rua e outras atividades, muitas integradas na programação da animação de verão no Luso. O Círculo de Livros, em que a ideia de trocarmos o livro que já não queremos por outro ou ainda a recolha de livros doados pela população para a construção de uma árvore de Natal e posterior doação dos mesmo a uma instituição, são outras das ideias. No fundo, o objetivo é incentivar a leitura, promovendo hábitos da mesma.