Apresentados hoje, dia 02 de maio, em conferência de imprensa, os dois primeiros nomes avançados pela CDU na Mealhada: Isabel Lemos à presidência da Câmara e João Louceiro à Assembleia Municipal.
João Louceiro tomou a palavra para dizer que tudo foi feito, ao longo dos últimos quatro anos enquanto membro da Assembleia Municipal, para dignificar este órgão que é de “discussão municipal”. “Estamos convictos de que no mandato que agora terminou conseguimos cumprir a função de dignificar a Assembleia. A CDU foi a única que questionou, a única que suscitou questões de caracter político, afirmou.
O candidato afirmou ainda ter uma posição contra à municipalização da educação, o que entende ser a primeira das áreas de um conjunto de responsabilidades que passam do poder central para o local: “Não percebemos esta transferência de competências quando são as escolas que estão mais próximas das próprias escolas”. Como objetivo para o órgão da Assembleia Municipal afirmou que é que este seja dignificado, trazendo, então, a discussão política.
“É importante a CDU ter uma participação reforçada. Contribuímos para a fiscalização do trabalho que vem sendo feito. Entendemos também que não é possível criar uma linha de separação entre o que se passa no concelho e ao nível nacional. Trabalho, honestidade e competência são os valores que a CDU quer levar”, afirmou.
Isabel Lemos, candidata à presidência da Câmara, referiu que a CDU na Mealhada é um projeto diferente e distinto de todos os outros e que os próximos meses serão de contacto com as populações para depois ser formulado e construído um programa que vá ao encontro da vida das pessoas. A luta pela desagregação das freguesias é outra das bandeiras do partido.
“A defesa dos interesses das populações é o nosso principal objetivo. Vamos também concorrer a todas as Juntas de Freguesia. Para a CDU um bom resultado será o reforço do partido no concelho. Seria também muito importante para a Mealhada”, afirmou.
A CDU vai então, durante os próximos tempos, fazer uma ronda pelas associações e coletividades do concelho para contruir o programa e tentar perceber quais as necessidades das populações. Os candidatos às Juntas de Freguesia serão também apresentados em breve.
xa0
Isabel Lemos, candidata à Câmara Municipal
Maria Isabel Lemos tem 66 anos e é natural do Porto. Reside em Antes, Mealhada, desde 1998. Fez o seu percurso académico na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Desde a crise académica de 1969, ativista na luta por uma sociedade mais justa, aderiu ao PCP há cerca de 20 anos.
Professora de Português, exerceu a sua atividade em várias escolas, tendo-se fixado na Escola Básica 2.º e 3.º ciclos da Mealhada desde 1992.
Foi presidente do Conselho Diretivo e depois do Conselho Executivo da mesma escola, além de presidente do Conselho Pedagógico, presidente da Assembleia de Escola e diretora do Centro de Formação Rodrigues Lapa da Associação de Escolas dos concelhos de Anadia e Mealhada, nunca deixando de dar aulas.
Durante quatro anos (1988-1992) foi investigadora do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Informática da FCTUC, integrando o projeto MINERVA. Foi orientadora de estágio e orientadora pedagógica de Português, durante vários anos.
Defendendo o sindicalismo como uma forma da democracia participativa é dirigente sindical do SPRC. É representante do SPRC e da USC na Inter-reformados (CGTP-In).
Aposentada desde agosto de 2013, após 40 anos de serviço.
Há quatro anos deputada municipal na Assembleia Municipal da Mealhada e membro da direção da Organização Regional de Aveiro do PCP (DORAV).
xa0
João Louceiro, candidato à Assembleia Municipal
Natural de Coimbra, reside no concelho da Mealhada desde a década de 80. É licenciado em Biologia, professor do 2.º ciclo do Ensino Básico desde 1983.
Desempenhou funções em conselhos executivos e diferentes órgãos pedagógicos das escolas onde exerceu. Na década de 90 passou a integrar o quadro da Escola 2, 3 da Pampilhosa.
Desde o final da década de 90 que é dirigente eleito do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC). É também membro do Secretariado Nacional da Federação Nacional dos Professores (FENPROF). Integra o Conselho Nacional da CGTP-IN e a Direção da União dos Sindicatos de Coimbra.
É militante do PCP.