Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mealhada pode vir a ter sede da Cruz de Malta


Categorias: Região quarta, 10 maio 2017

A Associação Humanitária e Social Cruz de Malta, de inspiração católica, instalou-se de sábado a segunda-feira passada nos terrenos junto à Capela de Santa Ana para prestar apoio aos peregrinos. Distribuir água, fruta, apoio médico e boa disposição foi um dos objetivos e que chegaram ao fim, cumpridos. A instituição, com sede em Lisboa, deixou no ar uma forte possibilidade de vir a ter um polo na Mealhada.

“Faz todo o sentido termos aqui um ponto de apoio, a Mealhada é um ponto de confluência dos peregrinos das Beiras, Litoral e do Norte e também dos que caminham para Santiago de Compostela”, explicou-nos João Alvelos, presidente da direção da associação.

A base do voluntariado nesta instituição prende-se nas academias militares, isto porque foi fundada pelos Cavaleiros da Ordem de Malta e por militares, em 1918, na sequência da pandemia da gripe espanhola. Na altura foi criada uma rede de primeiros socorros e agora é uma associação com três vertentes: formação na área da prevenção e socorrismo e ações na área da juventude (principalmente pessoas portadoras de necessidades especiais num conceito de integração) e terceira idade.

O desafio para a instalação deste ponto de apoio foi feito pelo Grande Hotel de Luso, mas querem estruturá-lo no futuro. Além disso também tiveram o apoio da Sociedade das Águas de Luso, na oferta de águas, e da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, na cedência de espaço e na abertura da Capela de Santa Ana: “Estarmos junto à Capela foi o ideal, os peregrinos param e fazem dela um ponto de oração”.

“Cada uma destas pessoas, com o seu esforço, enriquecem-nos. Sentimo-nos agradecidos com os obrigados e sorrisos destas pessoas. Isto é um esforço muito duro. Nós temos apenas o espírito de servir, manter a fé e ajudar quem precisa”, asseverou.