Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Pampilhosa presencia o “Enterro do Bacalhau”


tags: Enterro, Bacalhau, Pampilhosa terça, 09 abril 2019

O chamado sábado de “Aleluia”, dia 20 de abril, é aquele em que o Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Pampilhosa (GEDEPA) vai organizar o “Enterro do Bacalhau”. A iniciativa faz parte da história local e remonta a 1903, sendo agora recuperada pelo referido grupo etnográfico.

Com início marcado para as 21h30, o “Enterro do Bacalhau” é composto por um cortejo fúnebre que percorrerá as ruas da Pampilhosa Alta, concretamente, da Rua de Coimbra ao Largo das Covas da Baganha. Segundo avança o GEDEPA, o cortejo será “acompanhado da numerosíssima irmandade dos “Fraldas de Fora” e de uma força militar feminina, comandada por um garboso general sem medo”.

A música também não faltará, uma vez que a organização garante que a “marcha fúnebre será executada com grande pompa pela grande Filarmónica Pampilhosense”, porém, além da música, a GEDEPA confirma a presença do vinho, típico da região, e considerado um “grande amigo do ex-tinto”, a quem encarregam a responsabilidade de fazer o “elogio fúnebre” do bacalhau.

“Enterro do Bacalhau – A Festa promete ser de arromba…e isto diz tudo!”, refere a GEDEPA no cartaz de divulgação do evento, para apelar à participação da população no evento levado a cabo pelo grupo etnográfico local.