‘900 anos de história da Pampilhosa’, este é o mote para a festa que vai encher a Pampilhosa de história e animação. Arranca já no próximo dia 28 de maio, com o cortejo etnográfico do GEDEPA e faz uma pausa, mas regressa a 28 de junho para cinco dias que vão ficar na história da vila e do concelho. António Costa, o primeiro ministro, estará na sessão solene.
“O desafio destes festejos foi-nos lançado pela Câmara Municipal. O trabalho vai ser muito, mas vai valer a pena. Temos também a colaboração de todas as associações da freguesia. O programa está concluído, é ambicioso, mas, junto com a autarquia e as coletividades, faremos algo diferente”, disse Vítor Matos, presidente da Junta de Freguesia na conferência de imprensa de apresentação do evento, esta manhã.
Rui Marqueiro, presidente da autarquia, acrescentou ainda que os documentos originais que deram o nome à Pampilhosa foram pedidos à Torre do Tombo e que estarão expostos 11 escritos. Ficarão expostos no Restaurante Pedagógico da EPVL, tendo em conta que é um edifício municipal, e para ele está previsto um reforço do ar condicionado e nas medições de luz.
“Convidámos o primeiro ministro a estar presente e ele acedeu ao dia 28 de junho. Vai celebrar connosco estes 900 anos. Vamos aproveitar para chamar a atenção para a Pampilhosa e seus problemas. Tenho esperança que ele possa ajudar, especialmente no que toca à estação de comboios. Conheço alguns projetos para lá, mas precisamos de ter garantia política”, afiançou Rui Marqueiro.
O edil chamou ainda a atenção para o Prémio Mário Leston que vai ser entregue durante as celebrações. Mário Leston é natural da Pampilhosa e um conceituado demógrafo, que será então homenageado a título póstumo.
Durante a próxima semana a Pampilhosa vai encher-se de bandeirilhas, pendões e outdoors, para todos entrarem no espírito. Foi ainda emitido um selo pelos CTT comemorativo, além de um carimbo.
“Este evento tem um orçamento de dez mil euros. Como é que uma festa destas é feita com este dinheiro? Com muita gestão e trabalho”, explicou Vítor Matos. Rui Marqueiro finalizou: “Só se faz 900 anos uma vez”.
xa0
PROGRAMA PROVISÓRIO
28 maio (domingo)
Cortejo Etnográfico Gedepa Pampilhosa, com recriação de personagens históricas (Gonçalo Randulfo, Teles Gonçalves e Abade Eusébio).
28 junho (quarta) | 20h30
Sessão solene Restaurante Pedagógico A Prova dos Novos da EPVL Escola Profissional Vasconcellos Lebre no Jardim da Pampilhosa.
20h30 - Edição de selo CTT comemorativo dos 900 anos.
21h15 - Sessão solene, colóquio e recriação artística com as associações da freguesia.
xa0
Exposição dos documentos originais: de 28 junho a 2 julho 2017.
Programa de Radio – RCPfm 92.6 - Bairrada Primeiro - Media Partner
xa0
29 junho (quinta)
18h - Sessão solene de entrega do Prémio Nacional de Demografia Mário Leston Bandeira.
19h - Arruada com Gaiteiro Os Katembas.
xa0
30 junho (sexta)
20h30 - Ceia Moçárabe na Casa Quinhentista, com animação e recriação histórica por Gedepa Pampilhosa.
xa0
01 julho (sábado)
JARDIM MUNICIPAL DA PAMPILHOSA
10h – 19h - Mercado de Verão (Living Place - Animação Turística)
10h – 12h - Demonstração de Pesca Desportiva de Água Doce, pela Associação Desportiva e Cultural dos Pescadores da Pampilhosa
12h – 19h - Festival das Sopas (Associação Desportiva e Cultural dos Pescadores da Pampilhosa)
16h - Grupo de Charanga da Filarmónica Pampilhosense
17h – 18h - Demonstração de Capoeira pelo grupo MUZENZA de Antônio Sales
COVAS DA BAGANHA | 21h30
Festa de Folclore do Gedepa Pampilhosa
xa0
2 julho (domingo)
JARDIM MUNICIPAL DA PAMPILHOSA
10h – 19h - Mercado de Verão (Living Place - Animação Turística)
9h – 11h - Caminhada passando pelos marcos históricos. (Pescadores, Bombeiros Voluntários da Pampilhosa e Living Place)
12h – 19h - Festival das Sopas (Associação Desportiva e Cultural dos Pescadores da Pampilhosa)
18h - Atuação do Grupo Pampilhosa Do Botão
19h - Encerramento da exposição
COVAS DA BAGANHA | 21h
Encerramento das festividades:
Filarmónica Pampilhosense
GEDEPA: Encenação