Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Já arrancou o Saboreartes em Barcouço


Categorias: Região sexta, 19 maio 2017

Arrancou hoje, dia 19, a Feira do Bolo dos Cornos ou o Saboreartes, a decorrer no Pavilhão Municipal de Barcouço até ao próximo domingo, dia 21. Entre artesanato, música e doçaria, é o melhor sítio onde parar este fim de semana e aproveitar para conhecer Barcouço.

João Cidra, presidente da Junta de Freguesia, desejou as boas vindas a todos os expositores e agradeceu a presença de todos. “Desejo um excelente fim de semana neste certame que tem como grande objetivo o convívio e o desenvolver a atividade desta freguesia”, concluiu.

O presidente da autarquia mealhadense, Rui Marqueiro, parabenizou a Junta por ter levado à prática, pela quarta vez, o evento e aconselhou todos a provarem o bolo. Disse ainda que esta é uma festa interessante para a freguesia e para o concelho.

“Há espaço para uma festa destas no concelho, e estes quatro anos são prova disso. Numa freguesia como Barcouço temos que nos preocupar com problemas como a desertificação, que é uma questão nacional. A movimentação da população tem muitas causas e, no Município da Mealhada, acredito que seja porque cada vez há menos pessoas ligadas à agricultura. O que podemos fazer é contrariar a tendência e reforçar o setor dos serviços”, disse Rui Marqueiro.

O edil camarário fez ainda referência à Feira de Santa Luzia como um problema na freguesia que vai ficar por resolver durante este seu mandato, isto porque ultrapassa as competências da autarquia. Acrescentou ainda que a recolha das cadernetas de feirantes, que já havia referido em reunião de Câmara é apenas o princípio do princípio.

“O Município vive de restauração e turismo, por isso é nisso que temos que apostar. Barcouço é a terra que melhor vinho faz na Mealhada, é terra de gente boa, tem uma orquestra de grande nível, é uma terra sossegada e o presidente tem feito um bom trabalho, que esperamos que continue”, finalizou Marqueiro.

xa0

PROGRAMA

O sábado, dia 20 de maio, arranca pelas 11h30 com atividades dos escuteiros, entre as 15h e as 18h haverá animação para crianças e a partir das 18h há uma exibição de Karate Jusitsu com João Lopes, uma aula aberta ao público, organizada pelo Centro Cultural de Sargento-Mor. A noite termina com atuações de “Dance Tijuca Dance” e “Grupo Classe Média”.

O último dia, o 21 de maio, é o mais recheado e começa às 10h com o I Raid BTT Rota dos Alqueves, logo seguido da Caminhada pela Saúde, organizada pela Associação – O Planalto, entre as 10h30 e as 12h. À tarde, pelas 15h, há atuação dos grupos folclóricos “Grupo de Danças e Cantares da Cidreira” e do “Rancho Folclórico Vila Verde – Lamarosa”, de Coimbra. Às 16h30 sobe ao palco a “Filarmónica Lyra Barcoucense” e o evento termina, pelas 19h, com o espetáculo musical “Mão Cheia”, organizado pelo Centro Cultural de Sargento-Mor.