A manhã de sexta-feira, dia 19 maio, começou com a inauguração simbólica do polo de leitura do Luso, já em funcionamento no edifício do Posto de Turismo. Este momento vem no seguimento do já instaurado projeto ‘Cultiva a leitura com…’.
Alguns dos livros disponíveis para consulta vieram da Biblioteca Municipal da Mealhada e outros foram adquiridos pela Junta de Freguesia, que tem intenção de adquirir ainda mais alguns. Arlete Gomes, mentora do projeto Cultiva a leitura explicou que no início a ideia era ter um banco de livros com requisições manuais, no entanto, Gisela Ferreira, bibliotecária na Mealhada, deu todo o apoio para que este polo funcionasse em rede.
A única diferença desta biblioteca é o facto de não ter espaços de trabalho, mas apenas de leitura individuais. No entanto está a funcionar em rede com a Rede de Bibliotecas da Mealhada e, por isso, pode requisitar qualquer livro que exista nesta rede. Se ele não estiver no momento fisicamente, virá depois de requisitado. O edifício já teve uma biblioteca pública, no entanto desde 2008 que estava adormecida.
Arlete Gomes mostrou-se surpreendida por todo o rumo tomado pela ideia, pois não estava a contar ter a participação nesta rede, no entanto confessa que “é uma satisfação enorme” terem conseguido.
“Isto é muito importante para a freguesia de Luso, darmos esta oportunidade de mais pessoas terem acesso aos livros e à cultura. Vamos continuar a apoiar, dentro dos possíveis, estas iniciativas. Agora começamos por comprar mais livros. Convido desde já toda a população a vir conhecer e usufruir deste novo serviço”, afirmou Claudemiro Semedo, presidente da Junta de Freguesia de Luso.