Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

´O coração é a razão´ vai levar saúde às freguesias


Categorias: Região sexta, 26 maio 2017

O protocolo entre a Autarquia, as juntas de freguesia e o Hospital da Misericórdia, assinado no passado dia 25 de maio, prevê a atuação a dois níveis: no âmbito do projeto “Coração é a Razão”, que visa reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardio e cerebrovasculares, e de um projeto de medicina preventiva de rastreios em saúde, estando este vocacionado para rastreios audiovisuais e auditivos, nomeadamente das crianças do concelho.

O protocolo pressupõe a deslocação da Unidade Móvel de Saúde do HMM às freguesias, unidade que está equipada para prestar cuidados de saúde primários, na área clínica, de enfermagem e de fisioterapia, no apoio domiciliário, saúde escolar, acompanhamento e vigilância da saúde dos idosos e famílias com maior precariedade económica e social e campanhas de vacinação e de promoção da saúde.

A autarquia assegura a maior parte do financiamento do projeto, cerca de 42 mil euros anuais, cabendo às freguesias um total de 8 mil euros.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, sublinhou “a utilidade destes rastreios, nomeadamente nas crianças na prevenção até de dificuldades de aprendizagem”, defendendo que “este é um bom exemplo de como os dinheiros públicos devem ser usados na defesa do interesse público”.