Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Padre Vítor Melícias plantou árvore na Mata


Categorias: Região segunda, 29 maio 2017

O padre Vítor Melícias plantou uma árvore, no passado dia 18, na Mata Nacional do Bussaco (Luso, Mealhada) e não poupou elogios à imponência e ao esplendor da floresta e à monumentalidade do seu património edificado, nomeadamente o Palácio do Bussaco e o Convento de Santa Cruz.

O religioso franciscano, que já foi agraciado com a grande oficial da Ordem de Benemerência (1983), o Prémio Nacional de Solidariedade (1986) e a grã-cruz da Ordem do Mérito (1993), plantou um azereiro (Prunus lusitanica), na Fonte do Carregal, na presença do presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, do presidente da Fundação Mata do Bussaco, António Gravato, e de um grupo de fãs.

“Estou encantado com esta Mata. O Bussaco está muito lindo e vocês, pese embora as dificuldades de terem de cuidar de um espaço público infelizmente sem apoios do Estado, estão a fazer um belíssimo trabalho de preservação de um património que é fantástico e merece ser acarinhado por todos”, disse, no final da visita, o sacerdote.

Esta iniciativa de plantação de árvores enquadra-se no projeto de reflorestação que a Fundação Mata do Bussaco (FMB) tem vindo a desenvolver na referida Mata Nacional, que foi a primeira floresta pública portuguesa a receber a certificação FSC (gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável).

No final da visita ao Bussaco, Vítor Melícias, presidente de honra da Confederação Internacional das Misericórdias, visitou, a convite do presidente da Câmara Municipal, Rui Marqueiro, o Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada.