
Foi a partir da primeira Edição do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores que a Fundação da Juventude selecionou os melhores 50 projetos nacionais que estarão em competição na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores que se realiza de 5 a 7 de junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O concurso, destinado a jovens estudantes do Ensino Secundário e Universitário, coloca em competição duas categorias distintas: os melhores projetos desenvolvidos por jovens do Ensino Secundário e Profissional e uma outra categoria que envolve jovens universitários, com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos.
Com vista promover o empreendedorismo criativo e empreendedorismo social, fomentando a geração de ideias e de negócios inovadores a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores envolve cerca de 140 participantes, orientados por mais de 35 professores de cerca de 40 instituições de ensino.
Jovens empreendedores de Aveiro em destaque na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores 6 ideias de negócio. No total encontram-se em competição 50 projetos dos quais 6 correspondem a instituições de ensino da Região de Aveiro:
A participar com dois projetos encontra-se a Escola Básica e Secundária de Búzio que coloca em concurso um sistema de segurança que aumenta o rigor e a facilidade de passagem nas entradas e saídas de estabelecimentos com controlo por identificação. Um outro projeto da mesma instituição constitui um sistema de segurança que alerta os motociclistas para o uso de capacete de segurança.
Os jovens empreendedores da Escola Profissional de Paços de Brandão apresentam um conceito diferente de loja de presentes personalizados e criativos. Através de um design totalmente personalizado e exclusivo cada objeto é pensado para “reavivar lembranças”.
A Escola Secundária Dr. Serafim Leite Serafim Leite apresenta em concurso uma máquina de aluguer e venda de guarda-chuvas.
Na área do empreendedorismo social a Escola Secundária Ferreira de Castro apresenta um projeto que pode ser aplicado em qualquer parte do mundo, destinado essencialmente a crianças dos 3 aos 10 anos de idade. Trata-se da criação de uma horta biológica por parte dos alunos, de modo a fomentar o gosto pela agricultura e desenvolver hábitos de vida e alimentação saudáveis.
A Escola Secundária de Oliveira do Bairro, que também aposta no empreendedorismo social, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência física e aumentar a sua independência. A ideia passa por instalar em cada local de estacionamento prioritário um pilarete a ser ativado remotamente para impedir que as pessoas estacionem ilegalmente. O dispositivo manterá os lugares de estacionamento prioritários livres para aqueles que realmente precisam.
Durante três dias um painel de jurados compostos por empresários, gestores e representantes de instituições ligadas ao empreendedorismo irão avaliar os projetos em exposição. A cada jovem empreendedor será atribuído um espaço próprio onde terá a oportunidade para apresentar o projeto ao júri e ao público em geral que poderá visitar a mostra.
Para os melhores projetos de cada uma das categorias (Ensino Secundário e Ensino Universitário) há prémios no valor total de cerca de 17.000 euros que incluem inscrições num Programa Avançado em Empreendedorismo apoiado pelo Santander Totta (destinados a distinguir os trabalhos com maior potencial do impacto económico) e vales de incubação gratuita nos Ninhos de Empresas do Porto ou Lisboa da StartUP Juventude.
O Concurso Nacional de Jovens Empreendedores e a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores conta com o apoio do Santander Totta, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Brisa.
Toda a informação disponível emxa0 www.fjuventude.pt/jovensempreendedores2017
Para Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude «formar toda uma nova geração de jovens empreendedores é formar uma geração de jovens com espírito de iniciativa, de criatividade, de inovação, de liderança e de resiliência, com a capacidade de acrescentarem valor à envolvente e à sociedade na qual estão inseridos. Em parte, é isto que distingue os conceitos de intrapreneurship e enterpreneurship que a sociedade civil deve exigir como uma prioridade na educação das novas gerações».
Com destaque para o empreendedorismo criativo e empreendedorismo social, o Concurso Nacional de Jovens Empreendedores procura distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos jovens, estimulando a capacidade analítica, o espírito crítico, a capacidade de expressão e de argumentação e a criatividade em contexto de deteção de oportunidades de negócios. Assim, é através deste tipo de iniciativas e da criação de parcerias estratégicas, como as estabelecidas com o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I. P., o IPDJ – Instituto Português da Juventude e do Desporto I.P., IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Câmara Municipal do Porto, que a Fundação da Juventude procura potenciar o contacto dos Jovens com o “mundo real”, preparando-os para uma melhor integração no mercado de trabalho.
Com entrada livre, a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores está aberta ao público nos seguintes horários:
Dia 5 e 6 de junho: 10h às 18h30
Dia 7 de junho: 10h às 16h30