
A poucas semanas do Grande Prémio ABIMOTA 2017, está tudo a postos para o arranque da 38.ª edição, que vai para a estrada no feriado de 15 de junho, com saída de Proença-a-Nova. As oito camisolas oficiais que vão ser disputadas também já estão prontas. São elas que fazem com que esta prova seja única no país, porque não existe outra com um número de camisolas igual ou superior em competição.
Organizada pela ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, que patrocina a corrida através dos seus associados, quase na totalidade, é a partir destas camisolas que chega a outra parte do financiamento necessário para realizar a prova. Cada uma delas tem o seu próprio patrocínio, sendo alguns fiéis de uns anos para os outros.
A Camisola Amarela, a mais importante, é atribuída através da Classificação Geral Individual por Tempos. É a soma dos tempos conseguidos em todas as etapas por cada corredor que permite ganhá-la, tendo em conta as bonificações e penalizações, sendo o melhor classificado o que menor tempo totalizar. O patrocinador deste ano é a INTELLYSYS.
A Camisola Verde, que corresponde à Classificação Geral por Pontos, obtém-se somando os pontos atribuídos aos 15 primeiros na chegada de cada Etapa, sendo melhor classificado o que totalizar maior número de pontos. A PECOL é a empresa que a patrocina nesta edição.
Já a Camisola Azul – Classificação Geral Montanha – é alcançada pela soma dos pontos conquistados por cada corredor nas Metas do Prémio de Montanha. A 38.ª edição vai ter como patrocinador a NAVARRA. A Classificação Geral Metas Volantes dá a oportunidade de ganhar a Camisola Rosa, através da soma dos pontos conquistados por cada corredor nas Metas Volantes, sendo o melhor classificado o que maior número de pontos tiver conseguido. O seu patrocinador vai ser o Millennium BCP.
O melhor ciclista de uma equipa de clube a correr no Grande Prémio ABIMOTA vai conquistar a Camisola Encarnada. Será o melhor classificado na Geral Individual pertencente a uma Equipa de Clube. O patrocinador desta camisola é a SRAM e a Camisola Branca tem o patrocínio da Universidade de Aveiro, que também se associa ao evento. Neste caso, é a Classificação Geral Juventude que permite chegar a esta camisola, sendo o corredor mais jovem melhor classificado na Geral Individual que a vai vestir.
Para finalizar, a Camisola Xadrez – Classificação Geral Autarquias – que se obtém através da soma dos pontos conquistados por cada corredor nas Metas das Autarquias, tem como patrocinador a OK Embalagens e a Camisola Bolinhas, que vai ser atribuída ao vencedor da Meta Bolinhas, tem o patrocínio da MIRANDA & IRMÃO.
Juntam-se a estes oito patrocínios a RODI e a PT Empresas, que vai ser o patrocinador oficial da prova na edição de 2017.
Recorde-se que o Grande Prémio ABIMOTA é considerado uma das provas mais míticas ao nível do ciclismo profissional de Portugal. É reservada a atletas das categorias Elite e Sub-23 e está inscrita no calendário nacional na classe 2.12. A participação na corrida é feita por convite da organização a Equipas Continentais UCI, Equipas de Clube e Equipas Mistas, podendo inscrever um máximo de oito e um mínimo de cinco corredores.
Números contabilizados ao longo de 37 edições de prova:
- 19.214 kms já foram percorridos em prova;
- 157 etapas no total;
- 127 dias de prova;
- 72 municípios portugueses (de Faro a Vila Nova de Cerveira) já receberam partidas ou chegadas;
- 4 municípios espanhóis já receberam partidas ou chegadas.