
O Centro de Artes de Águeda recebeu no dia 05 de junho, a apresentação oficial do 38.º Grande Prémio ABIMOTA, que celebra 40 anos de histórias e contributos para o ciclismo português. Considerada uma das provas mais significativas e emblemáticas do ciclismo nacional, a edição de 2017 vai para a estrada de 15 a 18 de junho para percorrer mais de 640 km divididos por quatro etapas, como não acontecia desde 2008, com início em Proença-a-Nova. Águeda, a Capital das Duas Rodas vai consagrar, como habitualmente, os vencedores.
Esta edição promete ser “inesquecível”, conforme referiu, ao dar as boas-vindas, João Miranda, presidente da Direção da ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, responsável pela organização desta corrida de ciclismo de estrada. Coube ao Vice-presidente, Vital Almeida, que também é o Diretor da Prova, após homenagear nomes como Júlio Dinis e Rogério Alves, entre tantos outros, fazer a apresentação detalhada do percurso.
A prova, para corredores das Classes Elite e Sub-23, vai decorrer durante quatro dias num percurso que passa por algumas das mais belas Aldeias Históricas de Portugal, com oito camisolas em disputa, 15 equipas (12 nacionais e três espanholas), 21 municípios – sendo Belmonte, Penamacor e Manteigas estreantes, porque recebem pela primeira vez partidas ou chegadas – e quase 650 km percorridos. Na organização (meios humanos), no total vão estar envolvidas 195 pessoas.
Uma das novidades deste ano serão as transmissões da Sport TV+ em direto, nas partidas e chegadas, e os apontamentos ao longo da prova. Além disso todas as noites, às 23 horas, vão ser transmitidos os resumos dos melhores momentos de cada etapa.
xa0
AS QUATRO ETAPAS E ITINERÁRIOS DA EDIÇÃO DE 2017:
Quinta-feira, dia 15 de junho, a concentração das equipas vai acontecer em Proença-a-Nova, de onde o pelotão vai partir para os primeiros 147 km em direção a Belmonte. A segunda etapa terá 144,5 km e a partida acontece em Penamacor. A meta será no Sabugal. Sábado, 17 de junho, o dia começa na vila fortificada de Almeida e a meta vai surgir em Manteigas, no final de 171,2 km.
Domingo, dia 18, chega a derradeira etapa. A caravana vai sair de Gouveia e a Mealhada tem um Meta Volante. Logo depois o pelotão aproxima-se de Águeda, onde vão terminar 176,4 km. Águeda, a Capital das Duas Rodas vai consagrar, como já vem sendo tradição, os vencedores. Ainda neste dia, Águeda recebe também a 5.ª prova da Taça de Portugal de Paraciclismo, corrida para ciclistas com deficiência.